Confiança dos empresários brasileiros bate quarto mês consecutivo em alta

Índice medido pela FGV alcançou maior patamar desde 2013 e já supera os registros do período pré-pandemia

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) registrou sua quarta alta consecutiva em 2021. Com 101,9 pontos em julho deste ano, o índice ficou acima do nível de neutralidade e serve de termômetro para os investimentos e a retomada da economia, a partir do segundo semestre. 

Com variação de 0 a 200, o ICE monitora e consolida quatro grandes setores: indústria, serviços, comércio e construção. Segundo as observações do instituto, um resultado a partir de 100 indica a confiança dos empresários e o desempenho apresentado em julho deste ano representando o maior crescimento do índice desde 2013. Ainda segundo o FGV-Ibre, o resultado de julho, nos quatros setores, é superior ao período pré-pandemia, desempenho alcançado anteriormente apenas pela indústria. 

O impacto também é sentido no curto prazo. Um dos componentes do ICE, o  Índice de Situação Empresarial (ISA – E) alcançou seu patamar mais alto desde outubro de 2013 – 99,7 pontos, representando uma variação positiva de 1,6 pontos em relação a junho. Outra variável do índice que alcançou alta recorde na comparação foi o Índice de Expectativas (IE – E), registrando crescimento de 3 pontos e alcançando a pontuação de 103,9,  o maior nível desde junho de 2013.

Este é o melhor momento para você fazer novos negócios! A APAS Show 2021 estará de portas abertas para você ampliar os horizontes e potencial do seu empreendimento! 

Venha fazer parte deste momento de retomada! Esperamos você nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, em São Paulo no Expo Center Norte!