Prevenção de perdas: dicas da APAS para os supermercados em 2021

Conheça os principais motivadores de perdas nos supermercados em 2019 e quais medidas ajudam a evitar rupturas na sua loja

Uma pesquisa da ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) sobre o tema no varejo brasileiro em 2019 mostra que o problema compromete 1,82% do faturamento bruto dos supermercados brasileiros. Entre as principais causas para as perdas nos supermercados, de acordo com o estudo, a principal delas é a quebra operacional, que representa uma média de 33% das perdas supermercadistas. 

Em seguida, aparecem furto externo (20%); erros de inventário (13%); furto interno (11%); e erros administrativos (9%). Para ajudar os supermercadistas a terem um ano com menores índices de perdas, a APAS reúne algumas dicas importantes para a prevenção de perdas no supermercado em 2021.

Consumo interno

Um dos vilões para a operação supermercadista no quesito perdas é o consumo interno dos setores da loja, como cozinha, refeitório e padaria, por exemplo. Fique atento ao processo de registro de cada item retirado dos setores de hortifrúti, frios e laticínios, para que sejam contabilizados na medição dos custos operacionais.

Fornecedores qualificados

Pensando exclusivamente no setor de hortifrúti, a qualidade dos produtos é essencial para que sejam vendidos e não rejeitados pelos consumidores. Por isso, a dica aqui é acompanhar de perto os procedimentos usados pelos fornecedores, desde a estocagem, manipulação e transporte de itens como frutas, verduras e legumes.

Gestão de estoque

Mercadorias perdidas por falta de organização pode ser facilmente corrigida com uma gestão eficaz dos produtos, com a ajuda da tecnologia. Desta forma, os gestores conseguem organizar o processo de receber, registrar, posicionar e repor itens nas gôndolas, melhorando a logística e reduzindo as perdas no estoque das lojas.

Inventários contínuos

Manter processos de inventário de maneira contínua refletem na identificação de perdas mais rapidamente. Com prazos curtos entre eles e maior frequência, a operação consegue detectar inconsistências de forma mais clara, permitindo ações mais efetivas. Além de prevenir perdas, os inventários também mostram as principais causas para cada uma delas.

Programas de treinamento

A primeira medida eficaz para prevenir perdas nas lojas é contar com o engajamento dos funcionários, a partir dos programas de treinamento. Criar um projeto de conscientização e incentivo ajuda no desenvolvimento de uma cultura empresarial e cada colaborador entende a sua importância.

Segurança

Para os supermercados, o sistema de monitoramento, a partir de câmeras, é fundamental para inibir furtos internos e externos. Além disso, vale investir em equipes de prevenção de perdas, que circulam pelos corredores mapeando possíveis fraudes dentro do supermercado.