Estratégias de Marketing para Feiras de Negócios

Participei essa semana de um painel sobre Estratégias de Marketing para feiras de negócios, a convite da APAS – Associação Paulista de Supermercados, que realiza há mais de 35 anos a maior feira de negócios voltada para o setor supermercadista do mundo. Como o tempo era limitado, resolvi colocar aqui algumas dicas importantes, especialmente para quem está começando a carreira em marketing ou participando pela primeira (ou primeiras vezes) de um evento de grande porte.

Minha carreira vem se desenvolvendo em empresas de tecnologia e software, o que compartilho aqui pode ser mais útil para profissionais deste setor.

Ter um estande em uma feira de negócios é uma das estratégias para atingir alguns objetivos comerciais e de marketing da companhia, como aumentar o pipeline através da exposição de produtos, experiência e degustação, brand awareness e relacionamento. Entretanto, a estratégia da participação precisa ser definida em um preparo detalhado pré evento. Aqui vão alguns passos meus, para você se destacar, conseguir medir os resultados e aumentar o ROI.

1) Manual do Expositor

Toda feira disponibiliza um manual do expositor onde constam as regras e obrigatoriedades da empresa expositora. É um material rico e detalhado que contém datas, prazos, taxas obrigatórias e tudo o que você precisa contratar – com antecedência – para o seu estande. Leia o manual atentamente e programe-se para pagar em dia pois todas as tarefas do manual podem ter multa se solicitadas em atraso, o que vai comprometer o seu budget final.

2) CAEX

O CAEX é o Centro de Atendimento ao Expositor, que funciona como um ponto de apoio durante o pré e pós evento, no pavilhão, para que o expositor tire duvidas, troque ou compre mais credenciais e faça eventuais pontuações de problemas ou dificuldades. Entretanto, durante os dias da feira as filas ficam muito grandes (quanto mais expositores, mais fila) e você – como um bom gestor de marketing – não deve passar o seu precioso tempo de evento na fila. Elenque alguém de seu time para ser o responsável pelas solicitações e filas no CAEX, ou contrate o serviço de uma agência que poderá disponibilizar um coordenador para fazer essas tarefas para você. Você deve ficar o tempo todo disponível em seu estande para receber os clientes, afinal, é para isso que você está la, não é mesmo?

3) Escolha de Fornecedores

Cada fornecedor contratado por você estará representando a sua marca desde a montagem até o ultimo dia do evento então é imprescindível que esses fornecedores tenham postura, ética e sejam totalmente profissionais. No meu ponto de vista, uma das melhores maneiras de elencar e escolher os fornecedores para uma feira é abrir concorrência, dessa forma, você avalia diante de um mesmo briefing as propostas de cada um. Alguns fornecedores que você deve considerar: montadora, cenografia, agência de eventos, buffet, segurança, fornecedor de itens de áudio e vídeo. Faça quantas reuniões achar necessário até estar seguro de que você está com os melhores fornecedores que o seu budget pode arcar. Construa um relacionamento de parceria e confiança com seus fornecedores.

4) Storytelling e Comunicação

Quando falamos de uma feira de negócios, muitas podem ser as estratégias de exposição em um estande. Você pode fazer um estande mais voltado para brand, ou para o lançamento de um produto, por exemplo. Na minha experiência, percebo que contar uma história que envolva tudo isso pode ser muito atrativo. Dando um tema para o seu estande você consegue comunicar previamente a sua participação, despertando a curiosidade do visitante. E quando ele chegar ao estande esperará ver na prática este tema, vivendo uma jornada de experiências que o façam sentir o seu produto e decidir se é bom para o negócio dele. Essa história também te ajuda a se diferenciar no pós evento, de forma que o visitante te reconheça mais facilmente.

5) Durante a feira

Chegou o grande início da feira. Tudo preparado? Equipe escalada e treinada. Mas, e se os visitantes não aparecerem? Para garantir um fluxo saudável de visitas no estande você pode optar por agendar reuniões prévias, elaborar alguma campanha que envolva métricas de leads para o time comercial, ou fazer ações promocionais. O mais importante é que o seu time esteja a postos para receber o cliente assim que ele chegar .

6) Ações Promocionais

Durante uma feira, uma das maneiras de gerar uma experiência ou reforçar a marca são as ações promocionais. Procure optar por ações que tenham sinergia com o seu produto/ solução e com o público-alvo que você espera atingir. Tenha cuidado ao elaborar ações promocionais como sorteios por exemplo, eles exigem uma autorização de órgãos regulatórios externos, especialmente no ano em a LGPD entra em vigor no Brasil, necessário mais atenção pra não serem multados. Entenda também se sua ação segue as diretrizes de ética e respeito de marketing, afim de evitar um buzz negativo para o seu estande.

7) Pós evento

A feira acabou, o trabalho também? Não. Agora é que ele começa de verdade. Hora de planilhar os leads e trabalhar com o time comercial, com o apoio do CRM. Se você seguiu os passos anteriores certamente terá mais facilidade na hora de seguir com os leads e poderá ter oportunidades de negócios para o ano todo.

Em breve iniciaremos as comunicações do estande da Seal na APAS Show 2020, acompanhe-nos! Estaremos no estande 536, pavilhão branco. A feira ocorrerá de 18 a 21 de Maio e você é meu convidado especial para acompanhar de perto essa jornada.

Bons negócios!

*Artigo originalmente publicado no Linkedin de Denise LefolDiretora de Marketing na Seal Sistemas e Tecnologia, dia 06/02/2020. Palestrante durante o Kick-off APAS Show 2020.