Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa

Pesquisa da APAS em parceria com Ibope Inteligência mostra caminhos que os supermercados devem trilhar atualmente

Os supermercados de São Paulo precisam entender que hoje vivemos em um mundo onde o hábito de consumo precisa estar acompanhado de experiências positivas no ponto de venda. Este é o resultado da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, feita pela APAS (Associação Paulista de Supermercado) em parceria com o Ibope Inteligência.

Isto significa que o período onde o preço era determinante para o sucesso da operação ficou para trás. De acordo com a pesquisa, hoje, a qualidade e o sortimento de itens de uma loja representam 69% dos principais pontos explorados pelo consumidor. Além disso, a localização dos supermercados é outro fator determinante para a escolha da loja na hora da compra.

Por outro lado, para 50% dos entrevistados os supermercados de vizinhança ainda continuam sendo os principais canais para as compras emergenciais, contra supermercados e hipermercados, que ficaram com 36%. Já para os consumidores que fazem compras do mês, 58% preferem os supermercados.

Desse total, 78% consideram preço, 76% optam por causa da qualidade e variedade de produtos e 52% disseram que preferem os supermercados para fazer compras de mês por conta da sua localização.

E-commerce supermercadista

Segundo o estudo da APAS, os supermercados já perceberam a importância das vendas pela internet e hoje percebe a expansão desse mercado com a procura cada vez maior dos consumidores pelas plataformas digitais das empresas do varejo. De acordo com a pesquisa, 15% dos brasileiros já fazem compras em sites de supermercados, principalmente pessoas da classe A, que chega a 19%.

Os itens mais comercializados pelas plataformas de e-commerce são produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%, seguido por objetos de decoração e utilidades, com 50%. Na sequência aparece também materiais de limpeza como outro item comum nas cestas e carrinhos de compras virtuais, presente em 46% deles.

Além de usar os sites das redes para fazer compras, os consumidores que responderam a pesquisa também disseram usar a internet para comparar os preços dos produtos (57%), enquanto 49% sempre encontra o que procura nas plataformas online. Em contrapartida, 57% dos participantes não compram pela internet porque preferem ver e escolher os produtos pessoalmente.

Outro fator que desestimula 51% dos entrevistados a comprar pela internet é o valor cobrado pelo frete. Outros 45% disseram que a desconfiança é outro fator decisivo para não fazerem compras online.

Futuro do PDV

A pesquisa da APAS ainda revela que 39% dos consumidores preferem o serviço de autoatendimento nas lojas e 21% querem pagar suas compras com o celular ou outros meios. Para 18%, outra opção levada em consideração é a opção de comprar pela internet e retirar na loja.

Das inovações implementadas nos supermercados, 35% dos supermercadistas optaram por novos sistemas de caixas e estoques, além de redes sociais, vendas online, autoatendimento e aplicativos de celular, este último adotado por 7% dos entrevistados.