Supermercado cria dispositivo para cliente alertar sobre filas grandes

Totem com aviso sonoro pode ser disparado por consumidor que estiver em filas com mais de três pessoas e quando um caixa da loja não estiver sendo operado para facilitar o atendimento

Encarar uma fila grande de supermercado muitas vezes desencoraja o consumidor a comprar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em 2017, as filas grandes ou desorganizadas são um dos principais motivos que fazem o cliente abandonar um supermercado. A pesquisa diz ainda que as filas grandes são mais detestáveis do que prateleiras desorganizadas, poucas opções de marcas e lojas muito cheias.

Além de o cliente deixar de comprar os produtos por causa das filas, os gerentes e diretores da operação do supermercado não têm acesso aos motivos da tomada decisão do consumidor e o problema pode passar despercebido pelo gestor.

Case

Para evitar que se formem grandes filas em suas lojas, a rede Hirota investiu em totens com botão para alertar o fiscal de caixa sobre filas grandes. Ao acionar o botão, o consumidor informa que a fila já tem mais de três pessoas e que há um ponto de pagamento fora de operação. Após o disparo do aviso sonoro, o fiscal verifica a possibilidade de abrir o caixa que está fora de operação para agilizar o atendimento.

Além disso, o alerta serve também para que outros colaboradores se aproximem para ajudar no empacotamento das compras e diminuir as filas mais rapidamente. Ao final do expediente, o totem envia um relatório com as ocorrências registradas para diretores e gerentes das unidades.

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