Oferecendo saúde: variedade no mercado de arroz chama a atenção e promete lucros ao supermercadista

Veja por que o arroz deve roubar a atenção da “geração saúde” e ser um ótimo investimento para o supermercadista

Seiscentos milhões de toneladas. Esse é o volume da produção mundial de arroz. No Brasil, cada brasileiro consome cerca de 40 quilos de arroz por ano. Para atender essa demanda, são necessários 2,43 milhões de hectares para cultivar este grão. Um dos protagonistas do prato dos brasileiros se reinventa com a popularização de variedades mais saudáveis, que vai ao encontro da busca do consumidor por uma alimentação mais saudável.

Veja, neste texto, mais informações sobre como o mercado de arroz é uma das fortes tendências nas quais o supermercadista deve apostar nos próximos anos.

Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizada em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, a saúde é a segunda maior preocupação do brasileiro, com 49% das opiniões.

Outra pesquisa, realizada pela Euromonitor, revela que o mercado de alimentação saudável está em ampla expansão, mesmo frente à crise. Segundo levantamento desta agência americana de pesquisa, o Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015. O levantamento mostra ainda que, entre 2009 e 2014, esse mercado cresceu 98% no Brasil. E o crescimento continuará: a agência prevê considerável expansão do setor até 2020.

O arroz pode ser a categoria ideal para investimentos, pois sua variedade promete conquistar o consumidor, com opções que prometem mais benefícios de uma alimentação saudável. Ele pode ser encontrado em três tipos: grão longo, médio ou curto. Além disso, há o tipo marrom, ou integral.

41999002 - food background with of rice variety . rice mixture. brown rice, black rice, white rice.
O arroz pode ser encontrado em três tipos: grão longo, médio ou curto. Além disso, há o tipo marrom, ou integral.

E é o tipo integral, que atrai cada vez mais o brasileiro. Ele tem sido o queridinho em dietas saudáveis. Isso se deve ao fato do grão não passar pelo processo normal de industrialização, mantendo a camada externa, o que conserva suas principais qualidades: ele possui três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio.

Outro tipo que está se popularizando é o parbolizado. Junto com a versão integral do grão, essa espécie passa por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que cozinha parcialmente os grãos com casca, fazendo parte das vitaminas e minerais da casca ser transferida para o interior do grão do arroz. Isso oferece maior valor nutritivo, pois, concentra em cada grão maior quantidade de vitaminas do complexo B.

O consumo de arroz aumentará no mundo

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o arroz responde por 20% da provisão de energia alimentar no mundo. No mundo, cerca de 3 bilhões de pessoas obtêm do produto e derivados cerca de 70% das calorias que ingerem. Representando 30% da produção mundial de cereais, a tendência atual do consumo leva os especialistas a apostarem que, em 2025, cerca de 4,6 bilhões de pessoas, principalmente nos países subdesenvolvidos, vão depender do arroz para a sua alimentação. Isso vai aquecer ainda mais o mercado, pois, segundo o estudo, será necessário um aumento de 30% do atual volume de produção.

Oportunidade de negócios na APAS Show 2017

Pensando no grande potencial do setor de Arroz, a APAS Show 2017 oferece a oportunidade para que empresas deste segmento entrem em contato direto com o varejista, para conquistar mais espaços nas gôndolas dos principais supermercados compradores. Serão diversas ações personalizadas em todo o evento.

Entre as vantagens estão: área temática dedicada a expositores deste segmento em pontos estratégicos do evento; ativações na sala VIP do evento; palestras relacionadas ao tema na Arena do Conhecimento; comunicação no pré-evento via marketing digital e de conteúdo; divulgação do espaço na revista SuperVarejo; possibilidade de ações com celebridades/parceiros das empresas expositoras; entre outras.

Para mais informações fale com departamento comercial da APAS Show: (11) 3647–5027 ou pelo e-mail: comercial@apas.com.br

Com informações: Revista Rural, Minha Vida, UOL, Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.