Dicas para empoderar e engajar os colaboradores

Entenda como  algumas ações podem melhorar a produtividade dos seus colaboradores

Foi-se o tempo em que o chefe era aquele personagem autoritário e irredutível frente aos funcionários da empresa. Esse tipo de comportamento desgasta a relação com a equipe de colaboradores, gera desmotivação e, inevitavelmente, leva à realização de um trabalho robotizado e pouco inspirado pelo corpo funcional da organização. Veja como a cultura do empoderamento é aliada na gestão eficiente e pode garantir bons resultados empresariais.

De acordo com a Pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional, realizado pela ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento, com apoio da Catho, 39% dos profissionais brasileiros se declaram felizes em sua atual ocupação profissional. Os dados também apontam que, numa escala de 0 a 100, o grau de satisfação dessas pessoas no trabalho atingiu 61,3 pontos.

42325956 - serious staff woman wrting on notepad at supermarket
Segundo pesquisa, apenas 39% dos profissionais brasileiros se declaram felizes em sua atual ocupação profissional.

Ainda segundo os dados apresentados pela Pesquisa, a região Sudeste é a menos satisfeita, com 60,4 pontos, mantendo-se abaixo da média nacional (61,3 pontos). Na região Sul, o grau de satisfação com o trabalho atingiu 62,3 pontos. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o índice foi de 64,4 pontos.

A sociedade passa por uma verdadeira transformação de ideias e valores. Se, antes, um emprego significava garantia de salário, estabilidade e sucesso, hoje é visto também como uma importante experiência de vida, de crescimento e prazer. Dependendo da gestão da empresa, porém, um emprego pode ser visto como sacrífico, “escravidão” e desgosto.

Empresas que não adotarem práticas que fortalecem os funcionários, empoderando-os, correm o risco de perder ótimos profissionais num piscar de olhos. Então é melhor ouvir o que eles têm a dizer.

Em entrevista ao site B2B Magazine, José Ricardo Noronha, consultor e especialista em Vendas, diz que as companhias que dão poder aos colaboradores tendem a ter resultados incríveis.

“De forma bastante simplificada, pode-se traduzir empowerment (empoderamento) como a competência essencial das organizações de alta performance, ao qual todos os profissionais têm real autonomia para fazer tudo o que é possível para encantar e fidelizar os clientes, tornando-os  fãs e verdadeiros embaixadores da marca”, afirma, Noronha, que também é autor do livro Vendas! Como eu faço?.

Para o especialista, ainda existem muitas dúvidas sobre como empresários podem implementar esse sistema de gestão. Por isso, Noronha destaca algumas dicas cruciais que levam ao empoderamento nas organizações. Confira:

  • Líderes devem inspirar, capacitar e motivar

Conhecer ps funcionários é o primeiro passo para se conectar a eles. Saber quais são seus sonhos, desejos, necessidades pessoais, além das expectativas frente aos valores, missão, propósito e metas da empresa. Só assim o comprometimento será eficaz.

  • Disponibilidade

Oferecer um propósito, uma visão e missão grandiosa à equipe é um dos pontos iniciais de uma gestão focada em empoderamento. Na prática, existe a necessidade de o líder estar disponível o tempo todo, oferecendo um coaching permanente. Isso pode garantir a alta performance dos profissionais e da empresa como um todo.

  • Autonomia

Associando a relação profissional com a confiança de que a empresa está comprometida com os propósitos pessoais de cada um, é possível garantir a autonomia dos colaboradores. O resultado é que todos realizam as tarefas de maneira mais satisfatória e engajada.

  • Servir, escutar e ajudar

Como diz James Hunter, autor do best-seller O Monge e o Executivo, liderança servidora é dedicar tempo e esforço para identificar e satisfazer as necessidades legítimas das pessoas. Assim, é possível construir relacionamentos sólidos e saudáveis.

A cultura de empowerment é um dos grandes segredos das empresas que mais encantam os clientes. “Dê poder e autonomia aos profissionais e coloque como a missão maior encantar todos os clientes e transformá-los em fãs. Os resultados que você e sua empresa alcançarão serão surpreendentes e poderosos”, finaliza Noronha.

Todos Podem

Reconhecida mundialmente como a maior Feira supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Em 2017, o tema da APAS Show será Empoderamento. E você pode sair na frente e conferir tudo sobre o tema baixando uma cópia do nosso mais novo E-Book. Garanta já o seu clicando aqui.

Com informações: B2B Magazine, ETalent.

Banner-e-book

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.