Centrais de Compras impulsionam crescimento de supermercados de vizinhança 

Veja como esses canais garantem preços menores e boas vendas

Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Nielsen e KantarWorldpanel, 48% do crescimento do mercado de vizinhança ocorre por abertura de novas lojas e o canal tem a maior concentração de compras de reposição: 67%. Além de oferecer comodidade e praticidade, esse tipo de canal tem crescido também por outro motivo: parcerias que garantem maior variedade e qualidade no sortimento.

É fato que o consumidor reduziu as visitas ao super e ao hipermercado para evitar o excesso de compras, principalmente em tempos de crise. Ainda de acordo com a pesquisa da APAS, a frequência de idas ao supermercado caiu 4,3% em 2015, se comparado aos anos anteriores.

Uma estimativa da GfK revelou que as lojas de vizinhança devem crescer de 1% a 2% em 2016. Na intenção de manter as vendas, estas pequenas e médias empresas têm aberto mão de margem, a fim de garantir competitividade. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a GfK constatou que o preço de uma cesta com 35 categorias custava R$ 232,49 nas lojas de proximidade. Já nos super e hipermercados, o valor era de R$ 233,81.

Centrais de compras como estratégia

Outra estratégia que vem sendo adotada é a associação com as Centrais de Compras para adquirir produtos em escala. A pesquisa da GfK aponta que 20% das lojas de proximidade aderiram ao modelo, sendo que no Nordeste o percentual é superior a 30%.

Veja outros dados sobre o crescimento dos mercados de vizinhança:

  • As lojas de vizinhança que pertencem a redes supermercadistas respondem por 15% da amostra de 400 empresas pesquisadas pela GfK;
  • O lucro líquido do segmento que lojas de proximidade necessitam para girar é, em média, de 15% a 20%.

Possui um supermercado de vizinhança? O que você achou desses dados? Comente e participe do nosso debate!

Com informações: SM, OverBr.

Um comentário em “Centrais de Compras impulsionam crescimento de supermercados de vizinhança 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.