Últimos:
  • Procon-SP registra variações de preço em itens que compõem a cesta básica
  • Procon-SP registers price variation in items of the market basket
  • Procon-SP registra variaciones de precios en artículos que componen la canasta básica
  • Supermercados começam a planejar estratégias de olho nas vendas da Páscoa
  • Supermarkets start planning strategies with an eye on Easter sales
Blog APAS Show

Blog APAS Show

Tudo sobre o maior evento de supermercados do mundo

  • Marketing e Consumidor
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • English version
  • Versión española
Operações 

Centrais de Compras impulsionam crescimento de supermercados de vizinhança 

19 de setembro de 201618 de outubro de 2016 APAS Show 1 Comentário mercados de vizinhança, negócios, operações, tendência

Veja como esses canais garantem preços menores e boas vendas

Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Nielsen e KantarWorldpanel, 48% do crescimento do mercado de vizinhança ocorre por abertura de novas lojas e o canal tem a maior concentração de compras de reposição: 67%. Além de oferecer comodidade e praticidade, esse tipo de canal tem crescido também por outro motivo: parcerias que garantem maior variedade e qualidade no sortimento.

É fato que o consumidor reduziu as visitas ao super e ao hipermercado para evitar o excesso de compras, principalmente em tempos de crise. Ainda de acordo com a pesquisa da APAS, a frequência de idas ao supermercado caiu 4,3% em 2015, se comparado aos anos anteriores.

Uma estimativa da GfK revelou que as lojas de vizinhança devem crescer de 1% a 2% em 2016. Na intenção de manter as vendas, estas pequenas e médias empresas têm aberto mão de margem, a fim de garantir competitividade. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a GfK constatou que o preço de uma cesta com 35 categorias custava R$ 232,49 nas lojas de proximidade. Já nos super e hipermercados, o valor era de R$ 233,81.

Centrais de compras como estratégia

Outra estratégia que vem sendo adotada é a associação com as Centrais de Compras para adquirir produtos em escala. A pesquisa da GfK aponta que 20% das lojas de proximidade aderiram ao modelo, sendo que no Nordeste o percentual é superior a 30%.

Veja outros dados sobre o crescimento dos mercados de vizinhança:

  • As lojas de vizinhança que pertencem a redes supermercadistas respondem por 15% da amostra de 400 empresas pesquisadas pela GfK;
  • O lucro líquido do segmento que lojas de proximidade necessitam para girar é, em média, de 15% a 20%.

Possui um supermercado de vizinhança? O que você achou desses dados? Comente e participe do nosso debate!

Com informações: SM, OverBr.

  • ← Compra por impulso cresce e supermercado precisa estar preparado
  • Higiene nos supermercados: o consumidor está de olho →

Você pode gostar também

5 estratégias dos supermercados na atualidade

21 de dezembro de 2016 APAS Show 0

A tecnologia no supermercado é um diferencial para conquistar o consumidor

30 de novembro de 2016 APAS Show 0

Os 10 artigos mais lidos em 2016

13 de janeiro de 2017 APAS Show 0

Um comentário em “Centrais de Compras impulsionam crescimento de supermercados de vizinhança ”

  • Pingback:Centrais de Compras impulsionam crescimento do varejo de vizinhança

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tabloide Especial

CARTILHA

VÍDEOS EDUCATIVOS

E-book

Arquivo

A APAS SHOW

  • APAS SHOW
  • Quero Ser Um Expositor
  • Congresso de Gestão
  • LinkedIn

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

English Version

Procon-SP registers price variation in items of the market basket
English version Marketing & Consumer 

Procon-SP registers price variation in items of the market basket

24 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Supermarkets start planning strategies with an eye on Easter sales
English version Perspectives and Opportunities 

Supermarkets start planning strategies with an eye on Easter sales

23 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Retail sales decreased, but supermarkets have the lowest contraction
English version Perspectives and Opportunities 

Retail sales decreased, but supermarkets have the lowest contraction

22 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Demand for neighborhood supermarkets impacts wholesale sector revenues
English version Marketing & Consumer 

Demand for neighborhood supermarkets impacts wholesale sector revenues

15 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0

Vérsion Española

Procon-SP registra variaciones de precios en artículos que componen la canasta básica
Marketing y Consumidor Versión española 

Procon-SP registra variaciones de precios en artículos que componen la canasta básica

24 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Supermercados comienzan a planificar estrategias con vistas a las ventas de Semana Santa
Perspectivas y Oportunidades Versión española 

Supermercados comienzan a planificar estrategias con vistas a las ventas de Semana Santa

23 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Las ventas del comercio minorista caen, pero en los supermercados la caída es menor
Perspectivas y Oportunidades Versión española 

Las ventas del comercio minorista caen, pero en los supermercados la caída es menor

22 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0
Demanda de supermercados de barrio impacta en la facturación del sector mayorista
Marketing y Consumidor Versión española 

Demanda de supermercados de barrio impacta en la facturación del sector mayorista

15 de fevereiro de 2021 Thiago Terra 0

A APAS SHOW

A maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. São quatro dias reunindo os principais tomadores de decisão e promovendo relações, experiências e negócios entre empresários e executivos do setor. Você não pode ficar de fora!

  • APAS SHOW
  • Quero Ser Um Expositor
  • Congresso de Gestão
  • LinkedIn
Copyright © 2021 Blog APAS Show. Todos os direitos reservados.
Tema: ColorMag por ThemeGrill. Powered by WordPress.