Conheça o perfil do consumidor e ajude a equilibrar o orçamento doméstico

E ele vai agradecer comprando na sua loja

Que o consumidor está cortando gastos para se adequar à nova realidade econômica, não há dúvida. Nos supermercados, esse comportamento se reflete na queda na quantidade de itens e às visitas às lojas. De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar World Panel com 96 categorias do autosserviço, houve queda de 3,4% em unidades adquiridas e 4,7% na frequência.

Por outro lado, porém, os consumidores não querem abrir mão de suas conquistas e não mudaram seus hábitos em relação às categorias de produtos, que continuam praticamente inalteradas. “Os dados revelam que as famílias estão buscando opções para equilibrar o orçamento. Para os supermercados significa adequar seu sortimento para atender a esse novo comportamento, que pode variar não só em relação à renda mas também ao perfil das famílias”, revela Christine Pereira, diretora comercial da Kantar World Panel.

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Para ilustrar, Christine fez uma comparação entre os lares de casais sem filhos até 50 anos X lares com casais sem filhos acima de 50 anos (as duas categorias já respondem por 30% da população). Enquanto no primeiro caso o consumidor vai em média 72 vezes ao supermercado, gastando R$ 37,57 por compra, no segundo o consumidor vai 83 vezes, com gasto médio de R$ 31,54. “As donas de casa com mais de 50 anos vão mais ao supermercado, mas gastam menos por compra e também têm preferências diferentes em relação ao tamanho das lojas”, destaca. “Além dos supermercados das redes, ela gosta de fazer suas compras em lojas de vizinhança, enquanto as mais jovens frequentam lojas de conveniência.”

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Outra diferença importante na qual os supermercados precisam ficar atentos é em relação às categorias. Compradores mais jovens (solteiros ou casais sem filhos) buscam praticidade, enquanto os “maduros” estão preocupados com a saúde. A pesquisa da Kantar World Panel registrou crescimento das vendas de sobremesas e lanches prontos, polpa/purê de tomate, produtos para barba e cream cheese nos lares com casais com menos de 50 anos; e aumento de compras de torradas, água de coco, adoçante, cream chesse e tintura para cabelo nos lares com casais com mais de 50 anos.

Analisando os produtos percebemos também que em ambos os casos o consumidor compra produtos para substituir atividades que fazia fora do lar (restaurantes, cabeleireiro), indicando novas oportunidades a serem exploradas pelo autosserviço.

Os dados da Kantar fazem parte da pesquisa Tendências do Consumidor 2016, apresentada durante a APAS 2016, está disponível para download.

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