Desafio é adequar sortimento às novas escolhas dos consumidores

Planejar sortimento alinhado com as mudanças dos hábitos e comportamento de compra dos consumidores é o desafio dos supermercados para aumentar a vendas. Esta foi uma das conclusões do estudo “O shopper e suas escolhas inteligentes“, apresentado na abertura da APAS 2016.

Desenvolvido pela Kantar Worldpanel, a pesquisa mostrou a nova realidade do mercado “pós-consumo” brasileiro e traçou perspectivas e oportunidades que os supermercados podem e devem explorar para manter a competividade. Para a diretora comercial da Kantar, Christine Pereira, sortimento neste caso não se limita apenas a quantidade ou lançamentos.

Em 2015 tivemos 35.208 lançamentos em produtos (skus), porém o carrinho compras do consumidor se mantém com 56 categorias/ano e ele está indo cada vez menos ao ponto de venda“, explica. “Portanto, o que vai motivar o consumidor a comprar e se tornar um cliente fiel é se adequar ao máximo às novas necessidades e escolhas do shopper, o que inclui produtos, marcas, tamanhos de embalagens, promoções e até o formato de loja (hipermercado, vizinhança, conveniência, atacarejo, etc.).

Christine recomenda que os varejistas também fiquem atentos às categorias com baixo índice de penetração de mercado. “Listamos 24 segmentos com penetração inferior a 30% nos lares, entre elas: antissépticos bucais, sobremesa pronta, água de coco e molho de salada“, destaca.

Embora com maior presença (entre 30% e 50% de penetração anual), outras categorias em ascensão que devem estar no radar dos supermercadistas são água mineral, leite fermentado, azeites e tintura para cabelo.

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