A 32° edição da Feira e Congresso APAS começa destacando o futuro do setor supermercadista

Sem deixar de levar em consideração a realidade e as incertezas da economia, a 32ª edição da APAS, Feira e Congresso de Gestão Internacional, começou em clima de otimismo atestado pelos números do setor apresentados durante a coletiva de imprensa. Apesar de ter sofrido retração nas vendas (queda de 3,6%) em relação ao ano passado, os supermercados seguem com a mesma participação no PIB nacional (5,3%), apresentando aumento de 1,1% no número de lojas. No estado de São Paulo, o número de vagas de emprego também se manteve estável nas 510 mil vagas.
As perspectivas de mudanças na política também tem contribuído para aumentar o índice de confiança dos empresários, que vem subindo desde o início de 2016 e que, em termos práticos, significa investimentos em novas lojas e empregos em 2016. “Passado o período de maior turbulência estamos otimistas em relação à velocidade de recuperação da economia e dos negócios”, ressalta o presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves.

Além do panorama do setor de supermercados, a coletiva apresentou também duas pesquisas inéditas sobre os consumidores e de como se adaptar às suas novas necessidades e comportamentos de compra.

Segundo estudos da Nielsen e Kantar Worldpanel, o consumidor não está deixando de comprar, mas está alterando a forma e periodicidade de realizar suas escolhas por produtos e canais. Para os empresário, é o momento ideal de se reorganizar e traçar novas perspectivas.
Algumas das mudanças no comportamento do consumidor em relação ao que compram:

  • Produtos considerados básicos ou familiares continuaram a se destacar no ano de 2015, como carne, leite, desodorante, entre outros;
  • Categorias como goma de mascar, bebidas, salgadinhos, sorvetes, ou seja, diversos que o consumo é ocasionado por impulso, mostraram retração no ano de 2015.

Acompanhe o nosso blog e fique atualizado com mais informações sobre os resultados das pesquisas e a cobertura das principais notícias da APAS para aumentar o desempenho da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.