O que são as dark stores?

Por que você precisa conhecer esse novo formato de logística que traz agilidade às entregas

Dark Store é um termo em inglês que ganhou notoriedade no mercado brasileiro no último ano. Contudo, o que representa esse conceito, traduzido como “loja escura” para a nossa língua, no contexto logístico? Trata-se de uma ferramenta fundamental para atender algo que os clientes, sobretudo os brasileiros, esperam de compras online: agilidade na entrega.

Embora não seja novo, o conceito de dark store já está presente na estratégia de empresas como Walmart e Carrefour fora do Brasil, que utilizam esses pequenos pontos de distribuição para aumentar sua capilaridade. 

O que são as dark stores?

Dark stores são pequenos pontos de distribuição, alocados especificamente dentro de grandes centros urbanos. Diferente dos grandes Centros de Distribuição, localizados à distância e ocupando áreas espaçosas, as dark stores tem dimensões bem menores e estão bem mais próximas do consumidor. E é aí que reside o trunfo na operação delas.

Por serem mais fáceis de instalar, menos dispendiosas na operação e facilitarem o aumento de capilaridade em cidades densamente ocupadas, as dark stores facilitam as entregas de compras e pedidos online, atendendo a região onde estão instaladas. É como um “micro” centro de distribuição para atender um bairro, vizinhança ou localidade. Por conta da proximidade e gestão localizada, o tempo de entrega – o calcanhar de Aquiles do e-commerce brasileiro – é reduzido consideravelmente.

Dark Stores no Brasil

Aqui no Brasil, o GPA já começou a apostar neste formato em janeiro de 2021, com a inauguração de sua primeira dark store no Rio de Janeiro. Com o aumento da demanda durante a pandemia, o grupo anunciou a retomada de parceria com a startup de delivery colombiana Rappi, que instalou 26 dessas dark stores pela Grande São Paulo com o objetivo de encurtar ao máximo a entrega de produtos de supermercado.

Neste ano, em abril, outra empresa passou a adotar o modelo em conjunto com a Rappi. O Grupo Mambo entrou para o programa de “entregas super-rápidas” da Rappi, com duração máxima prevista para 10 minutos e que tem como suporte dark stores localizadas na região dos bairros de Itam Bibi, na capital paulistana. 

Além da vantagem do tempo de entrega mais ágil, os clientes têm ainda, via aplicativo de entregas, um tempo maior para fazer os pedidos. Enquanto as lojas funcionam no horário comercial, as compras realizadas a partir do app podem ser feitas das 8h da manhã até meia noite, com um mix de aproximadamente 200 produtos de alimentação, limpeza, higiene entre outros.