Rede Enxuto inaugura sua primeira loja autônoma 24h

A unidade foi instalada em um condomínio de Campinas e conta com atendimento humano presencial em determinados horários.

Até o fim de 2021, a empresa quer chegar a 11 lojas neste formato

 

Aos poucos as lojas autônomas começam a deixar de parecer um cenário futurístico distante para se tornarem comuns nas cidades brasileiras. É neste cenário que o Enxuto Supermercados abre a sua primeira unidade do formato Enxuto Aqui aberta 24h. O modelo lembra um pouco a famosa Amazon Go, com acesso liberado via leitura de QR Code e construída em um contêiner. 

Este é o sexto ponto de venda da rede, inaugurado neste formato, que, diferentemente de outras operações, funciona em um modelo híbrido – com atendimento humano presencial ao longo do dia. A loja foi instalada em um condomínio residencial da cidade de Campinas, localidade que também recebeu outras cinco unidades Enxuto Aqui, seguindo a lógica de localização de conjuntos habitacionais para proporcionar conforto e conveniência aos consumidores.

O projeto faz parte do Enxuto Labs, iniciativa da rede com foco em inovação  e que desenhou um modelo de operação a partir do conceito “needs for today”  (necessidades para hoje) – com um mix de mil produtos das categorias de higiene, beleza, congelados e resfriados, hortifruti e itens para bebês, em um espaço de cerca de 30 m².

O investimento já começou a dar retorno e segundo a própria empresa, os esforços neste modelo de proximidade possibilitaram um crescimento de cerca de 400% para a rede de supermercados criada em Campinas, interior de São Paulo, em 1963. Em 2021, a rede planeja chegar a 11 unidades Enxuto Aqui, além de uma loja-conceito para o formato super e sua própria linha de produtos.