Conheça a maior loja autônoma do mundo (e não é a Amazon Go)

Unidade inteligente inaugurada em Xangai ocupa espaço de quase 400 metros quadrados para um sortimento de mais de 6 mil produtos 

Após o lançamento da Amazon GO, o conceito de loja autônoma parece estar conquistando cada vez mais adeptos do mercado de tecnologia. Enquanto a empresa norte-americana levou sua loja sem checkouts para o Reino Unido em março; na China, em fevereiro, a AiFi Inc. abriu as portas da, até então, maior loja autônoma do mundo em termos de espaço – 371 metros quadrados. 

Instalada em Xangai, a unidade permite que o cliente entre, realize as compras, pague tudo pelo telefone (com emissão de nota fiscal) e vá embora. O acesso é liberado pelo cartão da AiFi ou pelo app instalado no smartphone, e todo o comportamento dos clientes é monitorado por câmeras de alta definição que acompanham os movimentos do consumidor e geram insights a respeito de sua jornada na loja.  

Mais do que definição, as câmeras são dotadas de uma tecnologia chamada visão computacional. Este avanço tecnológico permite ações como reconstrução de cena, detecção de eventos, reconhecimento de objetos, aprendizagem de máquina e restauração de imagens a partir de estudos sobre a visão humana e animal. 

São estas câmeras as responsáveis por realizar a adição dos produtos nos carrinhos digitais do cliente, buscando proporcionar uma experiência mais fluida de compras. Segundo informações da própria empresa, estes equipamentos têm a capacidade de rastrear mais de 6 mil produtos e ajudaram a reduzir os custos da instalação em 60%, se aproveitando da economia de não precisar de sensores de prateleiras.  Veja o tour virtual da loja no vídeo abaixo

 

Tecnologia pode ser comprada por terceiros

Diferente da Amazon Go, que se mantém proprietária da própria tecnologia, a AiFi tem planos de comercializar este serviço, que faz parte da sua divisão de automação de varejo. Isso significa que redes de supermercado podem adquirir o sistema, entre outras soluções focadas neste nicho de atuação. Entre os clientes da empresa, estão redes como o Carrefour, Wundermart, Loop, Choice e Zabka. A empresa foi fundada pelos ex-colaboradores do Google e Apple Steve Gu e Ying Zheng.