Smiley: o robô ambulante da Mars para vender doces em supermercados

Dotado de tecnologia que permite movimentação, o equipamento também coleta informações sobre os clientes dentro dos supermercados

A Inteligência Artificial vem aos poucos encontrando cada vez mais utilidade no dia a dia dos supermercados e até os robôs têm ganhado presença nestes pontos de venda. Em uma ação recente da Mars Wrigley, fabricante das marcas M&M’s e Twix, a empresa levou um “robô prateleira” autônomo com produtos para uma loja da cooperativa de supermercados ShopRite, em Nova York.

A ideia é estimular as compras por impulso em outros pontos da loja e faz parte dos testes da rede para introduzir os assistentes autônomos no supermercado. A própria loja teve seus corredores alargados para abrir mais espaço para a movimentação do robô e dos clientes. 

O Smiley, como foi batizado o robô desenvolvido pela Savioke, foi construído com tecnologia “LiDAR” (Light Detection and Ranging, que em tradução livre pode ser entendido como “detecção de luz e alcance”) que permite que ele consiga medir as distâncias entre os objetos e assim se locomover. 

Além de atuar como um “promotor de vendas”, o Smiley ainda coleta dados sobre os consumidores, como a duração e número de engajamentos com a máquina, além do tráfego na loja.