Conheça o “Matter”, o componente que promete eliminar 99,9% dos micro-organismos em embalagens

A pandemia da Covid-19 fez explodir um receio pela contaminação em produtos, sobretudo nos alimentos adquiridos exclusivamente fora de casa. O comportamento de higienização tornou-se frequente e em alguns casos até paranoico, devido ao medo considerável que os consumidores têm de adquirir a doença que se alastrou mundo afora. 

Pensando em facilitar a jornada dos consumidores, a agência especializada em embalagens, Designsake Studio, desenvolveu o “Matter”, uma tecnologia de embalagem antimicrobiana que promete eliminar 99,9% dos fungos, bactérias e vírus, certificada pela  Food and Drug Administration and Environmental Protection Agency (FDA), órgão estatal equivalente à Anvisa nos Estados Unidos. O composto ainda é reciclável e funciona permanentemente.

A inovação foi concebida a partir da necessidade constante dos consumidores de higienizar os produtos, com foco em tornar essa rotina menos demorada e mais prática, trazendo mais confiança para o cliente.

O material foi desenvolvido a partir da tecnologia utilizada na indústria médica e fomentado pelo comportamento de prevenção e higienização dos consumidores. FOTO: Divulgação

Trata-se de uma camada que pode ser adicionada a diferentes materiais, como papéis, cartões, vidro, metais e superfícies têxteis. Em sua composição, o Matter contém uma tecnologia de íons de prata que impede a multiplicação dos micro-organismos. Esta mesma tecnologia já estava presente nos produtos fabricados pelas indústrias médicas e alimentícias, mas o que o Designsake apostou foi em trazer o componente para as embalagens de alimentos.

O mercado de revestimentos antivirais deve expandir a um crescimento anual composto, com taxa de 13,3% entre 2020 e 2027, chegando a um valor de US $ 1.3 bilhão, segundo o relatório da Allied Market Research. A empresa observou que o aumento na demanda durante o surto de COVID-19 estava impulsionando o crescimento, e que a pandemia ofereceu oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos. 

O Matter é um exemplo de como o comportamento do consumidor e eventos como a própria pandemia podem desencadear a inovação. Para mais novidades, continue acompanhando semanalmente o blog da APAS Show.

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