Supermercados têm maior crescimento em novos clientes no ambiente digital no primeiro semestre

Relatório Webshoppers, feito pela ebit|Nielsen junto à Elo, mostra que 12% dos clientes passaram a comprar pelo app das redes no mínimo duas vezes por mês

O e-commerce brasileiro bateu recorde de crescimento no faturamento e no volume de vendas considerando o primeiro semestre deste ano e, de acordo com o relatório Webshoppers, elaborado pela ebit|Nielsen em parceria com a Elo, 72% dos consumidores começaram a usar ou passaram a usar mais os aplicativos de entrega. 

A pesquisa sobre e-commerce brasileiro mostra que o segmento com o maior número de registros de entrada de novos shoppers foi o de supermercados, com 14%. A 42ª edição do relatório semestral mostra que o faturamento do e-commerce cresceu 47%, a maior alta em 20 anos, atingindo a marca de R$ 38,8 bilhões arrecadados nos primeiros seis meses de 2020. 

Entre os consumidores que compram por aplicativos de supermercados, 24% buscam produtos de reposição para sua despensa. Além disso, a pesquisa mostra que 12% dos participantes passaram a comprar pelo app das redes no mínimo duas vezes por mês, contra 8% dos que fazem uma compra a cada 30 dias.

Entre os principais atrativos dos aplicativos de supermercados para o consumidor, a comodidade do delivery e ofertas exclusivas são os mais importantes. Já as promoções prediletas dos usuários são: frete grátis (83%), desconto (61%), cupom de desconto (50%), compre um leve dois (34%) e bônus em programa de fidelidade (22%).

Ainda de acordo com o relatório Webshoppers, a experiência de compra dos aplicativos deve ser baseada em facilidade de busca por produtos, entregas eficientes, opções de meios de pagamento, atendimento pós-compra e coerência entre loja física e aplicativo.