Carrefour segue como líder em faturamento entre supermercados do Brasil

GPA também repete segunda posição atingida ano passado em ranking da ABRAS, que registra receita de R$ 378,3 bilhões entre os supermercados brasileiros em 2019

Os grupos de supermercados do Brasil em 2019 mais faturaram continuam sendo Carrefour e GPA, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). O ranking mostra pequena diferença de faturamento bruto entre elas, sendo R$ 62,22 bilhões referente à rede francesa e R$ 61,5 bilhões registrados pelo GPA, se comparado aos R$ 3 bilhões de diferença de faturamento anotados no estudo referente a 2018.

Em seguida aparece o Cencosud, no terceiro lugar, e um dos motivos é que o grupo BIG (ex-Walmart), não repassou seus dados nesta edição. Neste cenário, o ranking inclui as redes Giassi Supermercados e Koch Hipermercado entre as 20 maiores redes do país.

Do total, os supermercados brasileiros registraram receita de R$ 378,3 bilhões em 2019, registrando aumento nominal de 6,4% em comparação com 2018. Em valores reais, o crescimento foi de 2,5% e, somente o setor de supermercados, representou 5,2% do produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Em relação à abertura de novas lojas, o estudo mostra um salto de 89,6 mil para quase 89,9 mil, entre 2018 e 2019, com 8,1% de avanço em formatos de loja menores. Já os hiper e supermercados tiveram recuo de 2,2% e 0,4%, respectivamente.

O estudo mostra ainda que até o dia 17 de março deste ano, o consumo nos supermercados teve alta de 11,6%, lideradas pelos produtos de limpeza, congelados e bebidas. Porém, a busca por produtos mais baratos já começa a ser realidade entre os consumidores brasileiros.