GPA revitaliza programa com prioridade para produtos de qualidade

Programa Qualidade Desde a Origem (QDO) passa a ter novas auditorias e previsão do GPA é premiar produtores a partir de 2020

Cada vez mais os consumidores exigem que os alimentos nos supermercados tenham qualidade garantida desde sua procedência. Porém, em 2008 o GPA criou o programa Qualidade Desde a Origem (QDO) aplicado nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, e agora passa por uma revitalização.

A partir deste ano o projeto será aperfeiçoado em relação aos modelos de auditorias em aspectos socioambientais de produção. Desta forma os dados gerados pelo programa mostram os fornecedores com melhor desempenho, que passam a ter prioridade nas negociações com o GPA.

Uma das principais características do QDO é mapear os fornecedores de frutas, verduras e legumes, assim como produtos orgânicos, com auditorias e análises de resíduos e microbiologia. Assim, o programa consegue garantir a qualidade alimentar aos consumidores das lojas Extra e Pão de Açúcar.

Hoje o cuidado com o meio ambiente também é monitorado e avaliado com auditorias feitas no campo em relação a recursos hídricos, descarte de embalagens e de resíduos.

“Criamos uma nova sistemática de auditorias para as culturas comercializadas nas lojas da companhia, rastreando toda a sua origem, incluindo os terceiros envolvidos no processo”, explicou Patrícia Mendes, diretora comercial do GPA.

O QDO está alinhado com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Anvisa, e com a Instrução Conjunta Normativa 02/2018. Ao todo são monitoradas 53 culturas, entre elas batata, alface, banana, tomate e mamão, produtos que representam 66% em volume de vendas nas lojas GPA.

Para fazer a análise dos produtos os itens são coletados em todas as centrais de distribuição dos pontos de venda em diversos estados. A partir de 2020, os fornecedores mais bem avaliados em análise de resíduos; rastreabilidade; logística; inspeção de qualidade; e ética social serão premiados pelo GPA, como forma de incentivo e fortalecimento da parceria com os fornecedores.