Supermercados recebem doações em Dia Nacional da Coleta de Alimentos

14ª edição da ação reúne principais supermercados do país e redes locais de cada cidade para arrecadar alimentos doados

O mês de novembro é marcante para o setor de supermercados no Brasil por dois motivos principais: dia do supermercado, celebrado dia 12, e o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que acontece sempre no dia 9. Este ano marcará a 14ª edição promovida pela Companhia das Obras (CdO) com participação de 61 cidades do país.

Ao todo serão mais de 300 supermercados com voluntários arrecadando alimentos não perecíveis na entrada de supermercados parceiros. Todos os itens recolhidos serão entregues à Bancos de Alimentos que farão a distribuição para mais de 700 instituições.

Destino das doações

A ação foi criada na Itália da década de 1980 e chegou no Brasil em 1999 e na última edição, em 2018, foram 6.410 voluntários participantes. Já os supermercados parceiros do projeto e que disponibilizam suas lojas no dia da coleta são: Grupo BIG, Rede Carrefour, Makro, além de supermercados locais de todos os portes em cada região.

Os alimentos coletados em cada cidade são doados para bancos de alimentos locais, que distribuem para entidades cadastradas visando evitar duplicidade, erro de distribuição ou desperdício de alimentos. No mesmo dia em que acontece a ação os alimentos são entregues nos bancos cadastrados já em embalagens lacradas e com controle de transporte para evitar danos ou perdas.