Robô garante abastecimento em gôndolas de supermercados com inteligência

GIC Brasil cria mecanismo inteligente que consegue monitorar e prevenir rupturas nas prateleiras de supermercados brasileiros

Em alguns supermercados brasileiros já é possível encontrar robôs na operação, trabalhando para garantir que as prateleiras estejam sempre abastecidas. Cerca de 10 quilos e pouco mais de meio metro de altura são as características do robô criado pela GIC Brasil, empresa que oferece serviços de automação para varejistas como Atacadão, Tenda, Assaí e Dalben.

O robô consegue “visualizar” toda a operação, caminhar sobre uma trilha, além de, nos próximos passos do projeto, oferecer atendimento por voz. Apesar destas características, a que mais tem relevância para os gestores dos supermercados é a câmera de reconhecimento que ele carrega. Com este equipamento, baseado em algoritmos, é possível reconhecer imagens e detectar se falta algum produto nas gôndolas.

Monitoramento de rupturas

Além de evitar as rupturas, o robô também envia mensagens para o gestor do estoque ao detectar a falta de algum produto na prateleira. Para criar a máquina, a GIC Brasil investiu cerca de R$ 2 milhões e adquiriu outras ferramentas alternativas que contribuem para a vigilância dos produtos, como as câmeras GondolEye, por exemplo. 

Estas novidades da GIC Brasil para o monitoramento de gôndolas de supermercados são o aperfeiçoamento de um produto já disponível no mercado, o Rub, um sistema que acompanha as prateleiras por um leitor ótico que precisa ser acionado por um funcionário da loja. A vantagem é que o novo robô tem cerca de 30 funcionalidades que analisam desde a entrada do produto até a saída registrada no checkout.