Vendas dos supermercados crescem 2,64% no primeiro semestre ante 2018
Índice Nacional de Vendas da ABRAS apresenta resultado positivo e variações no preço da cesta Abrasmercado durante 12 meses
As vendas dos supermercados brasileiros tiveram alta de 2,64% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018, segundo o Índice Nacional de Vendas ABRAS, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados.
Por outro lado, as vendas referentes a junho foram 0,24% maiores do que o mês anterior, maio, porém quase 4% a mais do que no ano passado. De acordo com João Sanzovo Neto, presidente da entidade, o resultado acumulado de janeiro a junho é o melhor dos últimos sete anos, impulsionado pelos eventos sazonais como a Páscoa, o que explica o volume maior de vendas do que o mês seguinte.
Ainda em maio deste ano, a cesta de produtos Abrasmercado, composta pelos 35 itens das categorias alimentos, higiene, beleza e limpeza doméstica mais comprados nos supermercados apresentou queda no valor total.
Variação na cesta
Segundo a GfK e o Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, a cesta passou de R$ 485,03 para R$ 487,10, registrando aumento de 1,15%. Entre junho deste ano e o de 2018 o crescimento é de 6,52% no valor total da cesta.
O estudo mostra também que as maiores quedas de preço em junho foram registradas em produtos como feijão, tomate, batata e cebola. Em contrapartida, os itens com maior aumento foram arroz, papel higiênico, frango congelado e leite.
Ainda sobre o sexto mês de 2019, todas as regiões do país tiveram alta nos preços da cesta Abrasmercado, mas a maior delas foi registrada no Norte do Brasil, com aumento de 2,30% e valor de R$ 528,03.
Editado em 02/08/2019