Canal digital já traz resultados para operação dos supermercados

Veja como GPA, Lopes Supermercados e Quitanda colhem frutos do investimento em soluções online e e-commerce

O setor de supermercados está em constante transformação e um dos principais players no Brasil, o GPA, repensa o formato constantemente. Para isso, o grupo conta com a opinião de quem mais entende sobre as lojas: o colaborador. “Temos eles bem no centro de nossas decisões. Nosso foco são as pessoas”, declara Marcelo Bazzalli, Diretor Executivo do Extra no GPA.

Hoje, a bandeira Pão de Açúcar é referência em inovação no ambiente online principalmente pelo amplo investimento em serviços delivery, a primeira no ramo de alimentos no Brasil, e, agora, com o aplicativo “Pão de Açúcar Mais”.

De acordo com Bazzalli, hoje o grupo chega à sétima geração de lojas, mas sempre aprendendo em cada nova etapa. “Cada segmento do setor supermercadista está procurando o seu nicho e essa é uma fonte para expansão do portfólio multivarejo do GPA”, disse o Diretor Executivo em sua apresentação no Congresso de Gestão da APAS Show 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Busca por diferenciação

Também nessa direção, outras redes como o Lopes Supermercados e Quitanda, inovaram para levar mais comodidade ao consumidor. Ambos estabeleceram parcerias com o Supermercado Now, site que conecta consumidores e representantes do varejo alimentar no ambiente digital. “Quando decidimos pelo online, partimos para empresas especializadas e o piloto já estava no ar três meses depois”, explica Fabiana Mourão, Gerente de Marketing do Lopes.

Já há também quem comece a colher os resultados de apostar no canal digital como forma de alavancar a receita e diversificar a oferta de serviços ao consumidor. “Antes de optarmos pela plataforma online, o atendimento ao consumidor era feito por telefone. Três anos depois, nosso e-commerce já responde por 10% das vendas do Quitanda”, afirmou Gustavo Ikeda, Gerente Geral da rede de supermercados premium de São Paulo.

De acordo com Fabiana Mourão, independente da classe social, todos os consumidores querem ter seu tempo valorizado no supermercado. Os clientes de menor poder aquisitivo, que têm grande identificação com o Lopes  Supermercados, também estão conectados constantemente com a empresa. “Uma pesquisa interna mostrou que 95% dos nossos consumidores usam smartphones e o desafio foi trazer o e-commerce de forma simples para que eles percebessem valor”, conta a gerente de Marketing da rede.

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