Supermercados paulistas atingem maior faturamento em cinco anos

Supermercados paulistas atingem maior faturamento em cinco anos

Pesquisa registrou crescimento de 2,32% em 2018, fazendo com que 50% dos supermercadistas planejem contratar mais colaboradores este ano

O ano de 2018 superou os cinco anteriores com relação ao faturamento dos supermercados do estado de São Paulo. Segundo um estudo da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) registrou 2,32% de aumento referente aos doze meses do ano anterior.

Em outras palavras, todos os supermercados do estado somaram R$ 103 bilhões e, além disso, foram responsáveis por mais de cinco mil novos postos de trabalho, superando os anos de 2015 e 2016. Mesmo com um desempenho um tanto tímido com relação às previsões da própria APAS, o setor supermercadista continua sendo um dos que mais emprega no país.

Tanto é que cerca de 20% dos novos contratados por essas empresas atuam pela primeira vez no mercado de trabalho. A boa notícia é que, para 2019, metade dos supermercadistas pretende contratar mais colaboradores.

Perspectivas otimistas

O foco dos empresários e gestores de supermercados neste momento é com os resultados em 2019. De acordo com a pesquisa da APAS, o índice de confiança deles para este ano é o maior desde 2015, chegando a 52% de otimismo.

Ainda sobre as perspectivas para o futuro do setor, 90% dos supermercadistas acreditam no crescimento das vendas durante a temporada 2019. Mesmo com previsões otimistas, a APAS baseia-se nos resultados tímidos de 2018 para não haver surpresas.

Por conta disso, a Associação Paulista de Supermercados espera um aumento entre 2,7% e 3,1% no faturamento do setor, totalizando o montante de R$105 bilhões em 2019. Já em relação a oferta de empregos, a APAS acredita na geração de nove mil vagas e quase 545 mil profissionais empregados diretamente pelo setor supermercadista.

teste