Microsoft se une à rede de supermercado dos Estados Unidos

Empresas desenvolveram pontos de venda com soluções para melhorar jornada do cliente

A Microsoft fechou uma parceria com a rede de supermercado dos Estados Unidos Kroger para o desenvolvimento de soluções em conjunto. Hoje, as empresas mantêm duas lojas no país que contam com ferramentas como prateleiras inteligentes, etiquetas digitais e uma série de inovações que a companhia de Bill Gates desenvolveu para melhorar a experiência nos pontos de venda da Kroger.

O objetivo do projeto é promover uma redefinição da experiência dos consumidores nos supermercados com a ajuda de sensores baseados em Internet das Coisas. Todos os dados gerados em cada uma das lojas serão armazenados no Microsoft Azure, sistema baseado em nuvem, que facilita tanto o pagamento das compras do consumidor pelo smartphone quanto a operação das lojas. A plataforma também coleta informações e permite consultas ao estoque. Tudo pensado para tornar melhor a jornada de compra do cliente.

No Brasil, também existe um forte movimento das redes locais na busca por tecnologias que atraiam cada vez mais clientes pela facilidade e melhor experiência de compra. Recentemente, o Carrefour implementou a tecnologia “Scan&Go” que permite pagar pelos itens de uma loja física sem precisar passar pelo caixa. Para oferecer mais autonomia no processo, o sistema implementado no formato Carrefour Express em São Paulo permite ao consumidor fazer a leitura do código de barras de cada produto a partir da câmera do celular.

Além disso, o aplicativo cria uma cesta virtual com os itens adquiridos e aceita pagamento via cartão de crédito. No término das compras, é preciso apresentar o comprovante para um colaborador para sair com os itens dentro de sacolas.

Agilidade no processo de compras

Com o lançamento, o Carrefour pretende reduzir em mais da metade o tempo médio do seu consumidor dentro das lojas. “Assim, levamos a autonomia da experiência digital para o ambiente físico”, acredita Paula Cardoso, diretora executiva de Clientes, Serviços e Transformação Digital do Grupo Carrefour Brasil.

O objetivo da rede francesa é que, ainda neste ano, todas as unidades Carrefour Express e Carrefour Market de São Paulo disponibilizem a tecnologia “Scan&Go”. Desta forma, a empresa pretende ampliar o leque de soluções digitais, que já oferece facilidades como o sistema Click & Retire, em que o consumidor compra pelo e-commerce e retira na loja física.

CEO da Microsoft Satya Nadella (esquerda) ao lado do CEO da Kroger, Rodney McMullen.
FOTO: Microsoft

teste