5 fatores que interferem na Transformação Digital

Saiba quais são os principais entraves que dificultam a implementação de uma cultura empresarial voltada para resultados

Os supermercadistas e profissionais que atuam no setor sabem que a Transformação Digital é um fenômeno que chegará para todos e, por mais que se consiga postergar a implementação de uma nova cultura, cedo ou tarde as lojas vão seguir os caminhos que o varejo como um todo está trilhando.

Outro fato que já está sendo disseminado entre as empresas do setor é que todas as companhias envolvidas na operação supermercadista devem acompanhar a jornada de compra do consumidor na mesma velocidade em que o mercado se adapta a era digital. Porém, engana-se quem pensa que basta levar a tecnologia para dentro da loja e tudo se resolverá sozinho.

O que nem todos gestores sabem é que para obter resultados melhores com as ferramentas, é preciso mudar a estrutura de toda a organização, aumentando o desempenho e buscando sempre por metas melhores. E, de acordo com o gerente sênior de Customer Experience da CI&T, George Arraes, este é um dos principais entraves para que a empresa consiga atingir os objetivos propostos.

Arraes afirma que antes de implementar a Transformação Digital, é necessário mudar a cultura da empresa e a estrutura de comando e controle, para que os colaboradores estejam integrados na busca pelo mesmo objetivo. “Tem que modificar a estrutura, quebrar os silos, mudar a maneira como a comunicação acontece”, afirmou o executivo da CI&T.

Porém, um dos principais desafios da implementação de uma nova cultura na empresa é quando o gestor não consegue pensar em melhorias e soluções que entreguem mais valor ao consumidor. Para ajudar na implementação da Transformação Digital, o blog APAS Show listou as principais barreiras encontradas pelos gestores.

Falta de urgência

Para muitas empresas, essa é uma palavra que não habita no dicionário e, por isso, muitas delas não enxergam a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças que a Transformação Digital trouxe para o mercado de forma geral.

Existem muitos gestores de grandes empresas que ainda não percebem a necessidade de se reinventar ou mudar o modelo do seu negócio para conseguir acompanhar, principalmente, as demandas do consumidor. Quanto mais cedo você perceber que precisa se adaptar ao mercado, mais saúde você proporcionará ao seu negócio.

Vale lembrar que muitas empresas tradicionais são mais conservadoras quanto às mudanças, porém são as que mais precisam compreender que é necessário realizar atualizações para não serem engolidas pelo mercado.

Demora no aprendizado

Infelizmente, não é comum que a implementação de um novo modelo de gestão seja feita de maneira ágil em uma grande empresa. Pelo contrário. O mais comum é a empresa passar por um processo longo e demorado para modificar a forma e a rotina de trabalho dos colaboradores.

Gestão centralizada

A estrutura antiga de gestão da maioria das empresas é formada por um chefe, como figura principal e com a experiência necessária para dizer o que cada colaborador deve fazer. Abaixo dele, estão os profissionais que executam as tarefas, algumas vezes, de forma mecânica, sem haver uma troca de informações e conhecimentos entre os envolvidos.

Não precisa ser especialista para saber que essa conduta atrapalha o desenvolvimento de ideias e projetos que podem melhorar a operação supermercadista. “Hoje, qualquer ideia, seja de quem for, está sujeita a questionamentos e falhas. Por isso, o líder tem que ser inspirador e, assim, promover o engajamento dos colaboradores no novo modelo”, explica Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T.

Falta de experimentação

Você deve conhecer muitas empresas que não costumam investir em testes visando entregar um produto ou serviço com mais qualidade. O mais comum é seguir um planejamento que, na maioria das vezes, fica estagnado e não traz os resultados esperados pela empresa.

Ao implementar a Transformação Digital, todas as empresas precisam fazer experimentações e um dos pontos principais é o uso dos MVPs (Produto Mínimo Viável) para que seja possível testar diferentes modelos e formatos em prazos mais curtos.

A principal vantagem desse modelo, é que os supermercados conseguem implementar melhorias e atualizações mesmo enquanto o produto ou serviço não está completamente estabelecido na loja. A experimentação também permite que um problema seja identificado rapidamente para que a equipe responsável possa solucioná-lo sem precisar esperar outras etapas acontecerem.

Escondendo erros

Uma das falhas mais comuns que fazem com que as empresas tenham dificuldades para lidar com as mudanças estruturais e de processos é esconder os erros cometidos. No caso dos gestores, equívocos cometidos nunca devem servir de exemplo de acordo com a cultura corporativa tradicional.

Apesar do medo e dificuldade gerada pela falha, a Transformação Digital muda completamente este cenário. A partir desse novo processo, os erros devem ser esclarecidos, discutidos e analisados pela equipe com o objetivo de servir de exemplo para futuras tomadas de decisão.

Tenha em mente que, os problemas na gestão e na operação sempre vão existir e o melhor a fazer é conhecer de perto os erros cometidos. Desta forma, qualquer gestor consegue se preparar melhor para os imprevistos.

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