Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

Além de aumento das vendas de itens essenciais para a ceia do brasileiro, lojas reforçam equipes para atender o aumento de fluxo nos pontos de venda

O período do Natal é sinônimo de crescimento em vendas nos supermercados de todo o Brasil. Além de ver o faturamento aumentar nesta época do ano, as redes também reforçam as equipes com colaboradores contratados para vagas temporárias com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por produtos sazonais presentes na mesa dos brasileiros no fim do ano.

De acordo com pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), os estabelecimentos do estado de São Paulo abriram aproximadamente sete mil vagas temporárias em 2018 e cerca de 5% destes novos colaboradores devem permanecer no quadro fixo das lojas em 2019.

Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, no período de Natal os supermercados alcançam um aumento nas vendas 22% maior que a média mensal do setor. Além disso, as lojas recebem 11% a mais clientes do que o resto do ano e, por isso, as vagas de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores são as mais importantes a serem preenchidas neste período.

Ainda de acordo com a associação, as vendas para o Natal de 2018 devem representar um crescimento de até 2% se comparadas ao mesmo período do ano passado. O índice, apesar de positivo, é considerado baixo para os padrões de consumo dos brasileiros, principalmente pelo número de pessoas desempregadas no país.

Produtos mais consumidos no Natal

O estudo da APAS mostra que entre os produtos mais procurados pelos consumidores nos supermercados de São Paulo nesta época, o panetone é o líder. Neste ano, foi registrado um aumento de 4,92% nas vendas do item durante os últimos 12 meses.

A expectativa de crescimento nas vendas de panetone no estado de São Paulo é de 10% para 2018. “Este é um dos símbolos do Natal no Brasil e a indústria reinventou o produto com diversas variações de sabores e formatos, aumentando em mais de 50% a penetração de panetones nos lares do país”, diz Berka.

Os dados coletados pela APAS também apontam para outros itens que certamente estarão na mesa dos brasileiros durante as festas de fim de ano, como:

  • Peru e Chester;
  • Espumantes;
  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Azeite e outros condimentos;
  • Doces;
  • Frutas de época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.