Personal shopper cresce com demanda de supermercados

Aplicativos e plataformas digitais oferecem serviços delivery para atender diferentes perfis de consumidores que encontram barreiras para ir às compras

As muitas atividades diárias estão consumindo cada vez mais tempo das pessoas e o cansaço faz muitos consumidores postergarem a ida ao supermercado. Além disso, existem também os clientes idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção que inviabiliza a visita ao ponto de venda regularmente.

A inovação tecnológica, contudo, apresenta um caminho de soluções para muitas atividades e hoje já existem aplicativos que disponibilizam “compradores” particulares de supermercado. Trata-se dos “personal shoppers”, que fazem as compras de acordo com a lista do consumidor e ainda entregam as mercadorias em domicílio.

Esta é a força motriz do aplicativo FazMercado, que localiza o Personal Grocery Shopper (Comprador de Supermercado Pessoal) mais próximo de cada usuário em todo o Brasil. A plataforma fornece todos os dados necessários para que o usuário receba em casa exatamente o que pediu. Para isso, o app oferece opção de lista de compras personalizada e agendamento de horário para a entrega.

Depois que o serviço é finalizado, é possível avaliar o Grocery Shopper para que outros usuários possam ter referências sobre cada um dos profissionais autônomos que compõem a equipe. Além disso, a plataforma permite que seus usuários possam repetir o mesmo comprador e fidelizar o serviço com o Grocery Shopper.

Por outro lado, o aplicativo também recebe cadastros de pessoas interessadas em prestar o serviço e serem remuneradas, obviamente. O sistema fornece para os shoppers listas de compras de acordo com sua localização no mapa e eles podem fazer diferentes entregas no mesmo dia. Vale lembrar que o cadastro é grátis para os dois modelos de serviço oferecido pela plataforma.

Os diferenciais que o aplicativo oferece para os usuários são:

  • Sugestões de preços e produtos para a lista de compras;
  • Busca por lojas com o melhor valor dos itens;
  • Agendamento da entrega;
  • Pagamento eletrônico seguro;
  • Fidelização de Personal Grocery Shopper.

E-commerce adere ao modelo

Apesar da facilidade e da informalidade do FazMercado, existem outras plataformas robustas que oferecem o mesmo serviço delivery. É o caso do e-commerce Instacart, que entrega compras de supermercados no mesmo dia em que o pedido for feito e em aproximadamente duas horas após a compra.

Apesar do nome, o site não tem nenhuma relação com a rede social mas sim pelo significado “carrinho instantâneo”. Lançado há cerca de dois anos nos Estados Unidos, o projeto tem parceria com redes de supermercados como Whole Foods e Costco, entre outros. As compras são realizadas pela plataforma digital, que fornece itens dos supermercados da região, para que um personal shopper entregue-as em sua residência no mesmo dia.

Para o primeiro pedido de cada consumidor, o Instacart oferece frete grátis, porém a partir da segunda é cobrado US$ 3,99 para entregas em no máximo duas horas. Para as solicitações mais urgentes, com entrega em até uma hora, a plataforma cobra US$ 5,99. Vale lembrar que o serviço de delivery de mercadorias só é realizado em compras a partir de US$ 35,00. Entre os diferenciais competitivos do Instacart, existem as múltiplas opções de supermercados e a possibilidade de comprar em diferentes redes no mesmo pedido.

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