Tabloides ganham versão digital e ajudam a gerar fluxo nos supermercados
Ferramenta online oferece custo 70% menor do que material impresso e ainda proporciona promoções mais assertivas para o consumidor
Muitos supermercados gostariam de conseguir mensurar o comportamento do consumidor nas lojas da mesma forma que os dados analíticos são coletados virtualmente. Contudo, hoje já é possível levar para os pontos de venda algumas formas de mensuração antes exclusivas das plataformas online.
Com a ajuda da tecnologia, mesmo os tabloides que reúnem as principais ofertas dos supermercados conseguem avaliar o impacto dos preços no consumidor. O Tabloide Show, criado pela RDS Sell Out Expert, tem a capacidade analítica online combinada com estratégia das publicações de ofertas. O equipamento possui câmeras que avaliam a reação do consumidor no ponto de venda e o impacto das ofertas.
A ferramenta reúne informações detalhadas sobre o consumidor e acompanha tudo em tempo real, como taxa de conversão, atratividade, assim como as melhores horas e as zonas quentes de cada loja. De acordo com o CEO da RDS, André Ranschburg, o Tabloide Show é uma estrutura de conteúdo que pode ser contratada pelos supermercados de forma mensal e a empresa é a responsável tanto pelo equipamento, quanto pelo gerenciamento e a transmissão do conteúdo. Segundo Ranschburg, a expectativa é de que até o final deste ano a ferramenta esteja presente em mais de 200 lojas de grandes redes de supermercados do Brasil.
Menor custo e mais assertividade
A Inroots, empresa de soluções para o varejo, desenvolve também tabloides online para supermercados com um custo de criação e produção cerca de 70% mais barato que os tabloides impressos. Além de economizar, a empresa garante também um aumento no fluxo de clientes nas lojas, pois cada cliente recebe um tabloide de acordo com as preferências pessoais.
Na plataforma online, é disponibilizado periodicamente o tabloide com ofertas específicas para perfis de consumo nos pontos de venda e, a cada disparo, a ferramenta coleta dados que são analisados e mensurados para gerar mais assertividade nos próximos envios.
O Tabloide Online da Inroots é desenvolvido com base no material impresso – caso o supermercado o tenha – ou de acordo com o objetivo do supermercadista. Após a seleção das ofertas, ele é enviado por e-mail, sms, ou pelo aplicativo do supermercado para seus consumidores cadastrados.
Dados facilitam ofertas direcionadas
Desde que adotou o tabloide digital, a rede Enxuto envia o material com as ofertas do supermercado duas vezes por semana a aproximadamente 100 mil consumidores. A plataforma consegue identificar quantos disparos foram visualizados, além do número de consumidores que foram até a loja a partir do envio do tabloide digital.
Isso acontece porque a rede investiu também em outras soluções além do tabloide digital. A mesma empresa que desenvolveu a ferramenta criou também o ZoOmBOX, que captura os dados de consumo de cada consumidor quando passam pelos caixas das lojas da rede Enxuto.
Depois disso, é a vez do ecossistema de inteligência promocional da GS, empresa que desenvolveu as duas soluções para a rede, analisar e identificar o perfil de compra de cada consumidor para elaborar um tabloide digital específico. As principais variáveis analisadas incluem desde a marca de um produto, a data de compra, a frequência com que o cliente adquire aquele item, até os gastos totais em cada compra.