6 exemplos de tecnologias aplicadas ao supermercado

Conheça os principais cases de sucesso de supermercados que investem em tecnologia para melhorar a experiência do consumidor nos pontos de venda e no ambiente digital

A presença da tecnologia aumenta gradativamente nos pontos de vendas de todo o Brasil, tornando os supermercados mais modernos e conectados. E o consumidor não é o único beneficiado. A digitalização dos processos nos centros de distribuição e produção de alimentos é um reflexo da importância que a tecnologia tem para a operação varejista.

Para inspirar você a aderir à tecnologia ou aplicá-la em outras áreas da operação, o Blog APAS Show reuniu as seis tecnologias que estão fazendo a diferença nos supermercados do país. Conheça os principais exemplos que podem ser implementados para melhorar a experiência do consumidor durante a jornada de compra.

Self-checkout

Hoje, existem muitas novas tecnologias que facilitam a compra nos supermercados. Porém, um dos lugares cruciais para garantir a boa experiência do consumidor é o caixa e uma das soluções para acabar com as filas demoradas é o self-checkout. Esta tecnologia permite ao cliente finalizar a compra sozinho com mais agilidade. Outra vantagem é que este tipo de equipamento ocupa um espaço três vezes menor do que o tradicional. No Brasil, já encontramos serviço de self-checkout em lojas da rede GPA, por exemplo.

Adega inteligente

Facilitar a jornada de compra é um dos pilares da tecnologia no supermercado e ajudar o consumidor na escolha de um produto é um diferencial para qualquer operação. O supermercado Super Center Santa Lúcia inovou ao oferecer uma adega de vinhos que ajuda o consumidor a escolher o melhor produto de acordo com suas informações. Ao passar o rótulo da garrafa no leitor aparece o nome, a região de origem, o tipo de uva e ainda sugere pratos que combinam com o produto. Caso o cliente não saiba preparar a refeição sugerida pela Adega Digital, o equipamento disponibiliza a impressão das receitas.

Compra assistida

Comprar pela internet já é um hábito comum no Brasil, apesar de pouco explorado pelos supermercados. Para incentivar a realização das compras de mercado online, a plataforma meumercadoemcasa.com.br foi criada e tem o objetivo de conectar as duas partes – supermercado e cliente. O site oferece acesso a todo o mix de produtos de supermercados em todo o Brasil de acordo com a região em que o usuário estiver. Por meio do CEP a plataforma reúne as lojas mais próximas do consumidor e oferece entrega ou retirada de mercadorias.

Aplicativos

Grupo Pão de Açúcar e Carrefour são as redes que mais se destacam com os serviços online de seus aplicativos. Hoje, o smartphone é um dos melhores canais para impactar o consumidor e as duas companhias aproveitam o dispositivo para oferecer descontos e incentivar os clientes a visitarem as lojas físicas. No aplicativo “Meu Carrefour” é possível emitir cupons de desconto digitais, descobrir lojas e encontrar um leitor de código de barras. Já o app do GPA também oferece desconto, prêmios por meta de compras, leitor de código de barras e caixa express, que permite agendar o horário do atendimento.

Alerta de filas

Um dos principais fatores de insatisfação para o consumidor dentro de uma loja é a fila. Não são todos os clientes que esperam muito para comprar seus produtos e, por isso, a rede Hirota colocou totens perto dos caixas para que os consumidores alertem o fiscal sobre filas grandes. Em uma placa lê-se a orientação ao consumidor para acionar o botão quando a fila tiver mais de três pessoas e disparar o aviso sonoro. Para diminuir os ruídos, o equipamento cria um relatório sobre as ocorrências registradas diariamente nas lojas.

Tour virtual

A novidade mais recente desta lista é a visita virtual que o consumidor pode fazer à loja da Savegnago, que fica em Limeira, em São Paulo. A rede disponibiliza o serviço através da ferramenta Google Street View Trusted, onde os usuários fazem um tour virtual em 360 graus pelo computador ou celular. Desta forma o consumidor tem acesso a toda área de venda da loja (3.300 m²).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.