Beacon facilita interação do consumidor com o supermercado por aplicativo

Sistema criado para redes varejistas consegue reunir dados e histórico de compras de cada usuário e utiliza tecnologia via Bluetooth para impactar o consumidor em cada sessão da loja

A temática da APAS Show 2019 envolverá tecnologia, como vimos na Première de lançamento do maior evento supermercadista do mundo. Neste artigo vamos abordar uma das ferramentas digitais mais fáceis de implementar em lojas de pequeno a grande porte: o beacon, que em português significa “farol”.

Esta tecnologia é baseada no sistema Bluetooth com a função de transmitir sinal para dispositivos eletrônicos – como smartphones -, e isso facilita a comunicação de promoções, ofertas, entre outras interações com o consumidor. Não demorou para que as grandes redes de supermercados aderissem ao sistema com o objetivo de promover uma revolução na comunicação direta com o seu cliente e, consequentemente, na forma de comprar produtos.

Hoje uma das principais empresas que desenvolvem aplicativos baseados na tecnologia beacon é a Beasy, uma startup criada em Erechim, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores de supermercados. O aplicativo foi criado em 2016 com base nos modelos de redes americanas que já utilizam a mesma tecnologia para monitorar e interagir com seus consumidores dentro das lojas.

Funções específicas para operações varejistas 

Isto significa que o cliente recebe em seu celular notificações de acordo com a sessão da loja em que ele estiver passando e assim estimular a compra. O app também conta com sistema Big Data que possibilita criar um histórico de compra em tempo real, baseado no consumo de cada usuário para que cada interação seja assertiva e personalizada.

Além disso, a Beasy pode cativar clientes preferenciais e VIPs assim que eles se aproximam das lojas da rede com um aviso em tempo real para que o gerente da loja fique pronto para recebê-los no ponto de venda. O encarte digital já é mais comum e pode ser acessado pelos usuários de forma fácil e intuitiva, assim como listas de compras, programa de fidelidade, preços, promoções, etc.

Para este ano, a estimativa da Beasy é de que cerca de mil supermercados estejam usando o app principalmente pela disponibilização do recurso delivery onde o consumidor recebe suas compras em casa. Gratuito para os usuários de sistemas IOS e Android, o aplicativo oferece diferentes planos de aquisição para as redes supermercadistas.

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