Motivos para seu supermercado adotar o Whatsapp na comunicação com cliente

Redes já utilizam o aplicativo para divulgar produtos e serviços com o objetivo de estreitar o relacionamento e oferecer ofertas cada vez mais personalizadas

A comunicação entre empresa e cliente já não é mais a mesma, principalmente por causa das novas tecnologias que surgem para melhorar esse relacionamento. O aplicativo Whatsapp encurta a distância entre as pessoas e, hoje, já começa a aproximar também os consumidores dos supermercados.

Algumas redes passaram a utilizar a ferramenta para impulsionar as vendas. Com a agilidade da plataforma, é possível personalizar as ofertas de acordo com cada cliente e seu histórico de compras na loja. Em Minas Gerais, por exemplo, os supermercados São Jerônimo utilizam o aplicativo para atrair o consumidor para as lojas com um grupo feito apenas com clientes cadastrados.

Em 2017, a rede conseguiu um aumento de 15% nas vendas depois de lançar a promoção “Top 5” por meio do aplicativo. A ação era realizada toda sexta-feira com a publicação de ofertas para cinco produtos, mas sem informar quais eram os itens. O objetivo era aumentar as vendas e a quantidade de clientes no supermercado durante os finais de semana.

Em São Paulo, redes como Sol Supermercados e Zomper também já investiram no Whatsapp como ferramenta de relacionamento. Ambas as companhias criaram grupos no aplicativo para reunir consumidores e informar sobre ofertas, novidades da loja, horários especiais e até receitas de pratos famosos da culinária.

Aplicações

Não demorou muito para que as empresas enxergassem o potencial da ferramenta como estratégia de Marketing principalmente para o setor supermercadista. Mas, será que os empresários sabem como aplicar a ferramenta em seu negócio e quais as vantagens que ela proporciona? Veja os principais motivos para você incorporar o Whatsapp em sua operação.

Consumidores – O aplicativo é o preferido dos brasileiros para se comunicarem com parentes, amigos e empresas. De acordo com pesquisa online, feita pelo portal Mobile Time junto com a Opinion Box com 2.007 internautas no Brasil, 96% dos entrevistados usam o Whatsapp e 71% deles aprovam a comunicação com empresas principalmente para tirar dúvidas e pedir informações. Aproximadamente a metade dos participantes do estudo (53%) aceitam receber promoções pelo aplicativo.

Relacionamento – Estar no mesmo ambiente e oferecer produtos relevantes para o consumidor é uma vantagem para qualquer empresa do varejo. Manter o usuário engajado com a loja e informado sobre temas que sejam interessantes para o seu dia a dia, como ofertas e promoções de itens que ele consome, é uma das características do Whatsapp Marketing que estreitam o relacionamento com o cliente.

Confiança – A plataforma de mensagens está inserida no dia a dia de praticamente todos os brasileiros. Diante de inúmeras possibilidades de formatos de conteúdo para atingir o consumidor, os supermercados precisam inovar para ganhar a confiança dos usuários. Vídeos, fotos, áudios e links já compõem as narrativas promocionais de diversas lojas e complementam os textos.

Personalização – É cada vez mais comum que as lojas atendam cada cliente de forma única, de acordo com suas necessidades. As ações criadas com o aplicativo também seguem a mesma linha. Cada consumidor tem um histórico de compras diferente e, pelo Whatsapp, as empresas podem enviar promoções, ofertas, descontos e outros conteúdos que sejam interessantes para cada um.

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