Empresário está mais otimista em relação ao ano anterior, diz pesquisa

Com a perspectiva mais positiva da economia, empresários devem preparar novas estratégias para seu comércio

Publicamos aqui há alguns dias uma matéria sobre o otimismo do consumidor brasileiro que cresceu nos últimos tempos. Essa foi a avaliação de uma pesquisa divulgada pelo Credit Suisse, banco suíço de investimento. Segundo o relatório, o País passou do 8º para o 4º lugar em otimismo, entre 8 economias emergentes pesquisadas.

Hoje, o Blog APAS Show traz outro ponto de vista sobre o otimismo em relação ao mercado: o do empresário.

Você está confiante na economia brasileira e em uma retomada dos lucros? Se a sua resposta for positiva, você está entre os novos confiantes revelados pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC). Após dois meses consecutivos de queda, motivada principalmente por aspectos sazonais, os empresários mostraram-se mais confiantes no mês de março.

Os dados são apurados mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), avaliando 600 empresários do setor. Vale ressaltar que o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Veja alguns dados do levantamento:

  • O índice registrou alta de 6,1% ao passar de 92,7 pontos, em fevereiro, para 98,4 pontos em março —  maior patamar desde janeiro de 2015;
  • Na comparação com março de 2016, o crescimento foi ainda maior, de 29,7%;
  • O ICEC das empresas com até 50 funcionários cresceu 6,4%, passando dos 92,2 para 98,1 pontos em março;
  • Nas grandes companhias com mais de 50 empregados houve queda de 3,1%, quando o índice passou dos 113,1 pontos, em fevereiro, para 109,5 pontos em março  —  entretanto, ainda se mantém como otimista, acima dos 100 pontos;
  • Quando comparamos o período anual, tanto as pequenas como as grandes empresas registraram crescimento da confiança em março, 29,9% e 20,7%, respectivamente.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, “é comum que grandes empresas se mantenham mais confiantes do que as pequenas, mesmo que, em março, a confiança tenha sido menor”. Porém, as grandes empresas são uma parte menor da amostra, o que pode ocasionar essa volatilidade dos dados.

A FecomercioSP também avalia que a sazonalidade pode ter influenciado as quedas do ICEC em janeiro e fevereiro, após oito altas consecutivas (entre maio e dezembro do ano passado). Esses meses são propícios para um ajuste nas perspectivas de contratação e investimento.

Retomada

Segundo esta entidade, “a queda da inflação e a gradual retração dos juros influenciaram as expectativas e o ânimo dos empresários”. Além isso, após o primeiro semestre deste ano, a FecomercioSP analisa que pode haver um processo de recuperação mais consistente da economia, já na segunda metade de 2017, o que se refletirá diretamente na confiança de empresários e de consumidores.

APAS Show oferece oportunidade de assistir palestras de profissionais do mercado

Reconhecida mundialmente como a maior Feira supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior, em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Em 2017, o tema da APAS Show será “Empoderamento  —  Todos Podem”.

apas_twitter_palestrante_gustavo

O Gustavo tem mais de 20 anos de experiência na área de Marketing, já trabalhou com empresas nacionais e multinacionais e, atualmente, além de palestrante, é consultor na área. Além disso, o profissional também é criador e coordenador do programa Comércio Varejista do Sebrae de São Paulo, autor das cartilhas “saiba mais”, que abordam temas de Marketing para micro e pequenas empresas, e participou como consultor de programas da Rede Globo, Globo News, TV Cultura e Canal Futura.

E não acaba aqui: mas para aproveitar ainda mais toda a experiência que o Gustavo pode oferecer, não deixe de comparecer no painel.

Participe!

Serviço:
Dia 03 de maio

Horário: 10H30 às 12H15

Auditório Temático: Operações

GARANTA JÁ O SEU INGRESSO: www.apasshow.com.br/congresso-de-gestao

………..

Com informações: NV, FecomercioSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.