Páscoa: veja dicas para incrementar as vendas!

A APAS prevê um resultado melhor em 2017

Faz um bom tempo que o supermercadista está esperando notícias positivas sobre a segunda data mais importante para o setor: a Páscoa. Nos últimos anos, as lembranças que remetem à data e, principalmente, os tradicionais Ovos de Páscoa, foram deixados um pouco de lado pelos consumidores, principalmente em função dos altos preços causados pela inflação.

Nosso blog traz um levantamento especial sobre a expectativa do mercado sobre esta data e ainda dá dicas para atrair os consumidores.

Segundo a APAS – Associação Paulista de Supermercados, o setor supermercadista deve registrar crescimento real em torno de 2% nas vendas de Páscoa. A elevação é fruto da desaceleração da inflação que ocorreu no fim do ano passado.

Veja algumas informações apontadas por Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da APAS:

  • O cenário econômico é um dos responsáveis pelas vendas da Páscoa não serem melhores;
  • Apesar disso, nos anos de 2015 e 2016, o desempenho das vendas também não foi dos melhores;
  • O crescimento nominal deverá ser de aproximadamente 8%;
  • Em relação às vendas de chocolate, aguarda-se um crescimento nominal de 12%;
  • Com a renda das famílias comprometida, os consumidores tendem a procurar outras opções de chocolates, tais como caixas de bombons e chocolates em barra, o que favorece a venda de chocolates em geral, porém, prejudica a de Ovos de Páscoa.

E como vender mais na Páscoa?

Existem formas de trabalhar tanto no PDV quanto no Marketing, e ampliar a experiência do consumidor nesta data comemorativa. O supermercadista tem grande receio de ficar com produto encalhado e da ocorrência de rupturas e, por isso, é necessário alinhar as previsões de vendas com uma logística eficiente. Converse com os parceiros distribuidores e evite problemas maiores.

Confira outras dicas:

  • Nem só de chocolate é feita esta data. Produtos como bacalhau, azeite e vinhos chamam atenção do consumidor. Por isso, elabore estratégias de degustação no local, deixe esses ingredientes mais próximos um do outro, faça um Marketing em redes sociais e no PDV, apresentando receitas e curiosidades sobre esses produtos;
  • Que tal relacionar esses produtos com ingredientes novos ou, até mesmo, com os mais comuns, tais como arroz, molhos de tomate e pães, entre outros?
  • Ofereça um bom mix de produtos que atenda as necessidades dos diferentes públicos que consomem no estabelecimento. Invista em ovos de chocolate com preços acessíveis, ou que prometem uma melhor relação custo/benefício para o freguês;
  • Seja criativo no merchandising visual, faça o consumidor entrar, de fato, no clima da Páscoa. Aproveite o apelo infantil da data e ofereça atrações para a criançada.

Congresso APAS Show 2017 – Todos Podem

Reconhecida como a maior Feira supermercadista do mundo na atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior, em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Em 2017, o tema da APAS Show será “Empoderamento-Todos Podem”.

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Palestrante confirmado: Fabio Coelho é diretor-Geral da Google Brasil, e será um dos palestrantes no Congresso de Gestão APAS Show. O painel terá com o tema “A interconectividade e o varejo do século XXI”.

Saiba mais e garanta a sua vaga aqui!

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Com informações: Portal APAS, IstoÉ, Agos

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