Consumindo menos fora de casa, o brasileiro aposta em criar refeições gourmet

Veja como as refeições gourmet estão em alta e oferecem oportunidades ao supermercadista

Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizada em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, a frequência de idas ao supermercado caiu 4,3% em 2015, se comparada aos anos anteriores. Com foco em economizar, o consumidor tem sacrificado não apenas a ida ao supermercado, mas também o entretenimento e o lazer, preferindo ficar em casa. Veja, a seguir, um panorama do comportamento do consumidor e uma oportunidade para o supermercadista apostar no alimento gourmet – entre eles, o nosso famoso arroz.

O momento de instabilidade econômica mudou os hábitos do consumidor nos últimos anos. E, com isso, as idas ao supermercado diminuíram gradativamente, fazendo os supermercadistas pensarem em novas estratégias. O que fazer então?

Conhecer os novos hábitos desse consumidor é crucial para desenvolver ações de sucesso no ponto de venda. Um levantamento realizado pela Mintel, multinacional fornecedora de inteligência de mídia e mercado, divulgado em 2016, mostra que mais da metade da população (56%) consome menos serviços relacionados à vida cotidiana, como comer fora e entretenimento. O estudo foi feito com 1.500 entrevistados.

Veja outros dados sobre o comportamento do brasileiro:

  • 33% dos brasileiros estão gastando menos com alimentação fora de casa;
  • 29% deles estão saindo menos para programas de entretenimento;
  • 23% estão consumindo menos atividades esportivas, o que inclui, entre outras ações, mensalidade de academia;
  • 66% compram a mesma quantidade de produtos em comparação com um ano atrás; 52% consomem menos; e 37% consomem mais.
  • Alimentos menos essenciais de marcas conhecidas, como chocolates e biscoitos, tiveram as maiores quedas: 31% dos pesquisados dizem consumir a mesma quantidade, e 30% deles consomem menos;
  • Na classe média, 65% deles gastam a mesma coisa com comida e bebida, 51% deles gastam menos e 38% deles gastam mais.

“Como a maioria dos consumidores, atualmente, compra a mesma quantidade ou menos em comparação com um ano atrás, as empresas devem se adaptar a essa realidade. Ao mesmo tempo em que vemos o número de opções de serviços e produtos crescerem, os consumidores limitam os seus gastos devido à recessão. Assim, as empresas e marcas que conseguirem criar experiências inesquecíveis e originais podem ter sucesso ao atrair e manter a atenção dos consumidores”, afirma André Euphrasio, analista de pesquisa da Mintel.

Prato Gourmet é a sensação do momento

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Pratos Gourmet podem servir como fonte para estratégias no supermercado.

Levando em conta que o consumidor está ficando mais em casa, ele tem buscando cozinhar mais, vivenciando experiências gastronômicas com amigos e familiares. Oferecer receitas no ponto de venda, aproximar ingredientes e apresentar degustação de receitas podem ser ações de sucesso para fisgar esse consumidor que, apesar de ter diminuído as idas à loja, ainda segue propenso a comprar.

Oportunidade com arroz

O arroz, por exemplo, pela grande variedade de tipos, e por ser bem popular, pode ser o foco das estratégias que buscam atrair este consumidor propenso a degustar novos pratos. Sinalizamos aqui no blog que o arroz, por ser muito consumido no Brasil, é ideal para ser apostado em estratégias que visem conquistar o cliente por meio das suas versões mais saudáveis e diferenciadas.

Faça negócios na APAS Show 2017!

Pensando no grande potencial do mercado de arroz, a APAS Show 2017 oferece a oportunidade para que empresas deste segmento entrem em contato direto com o varejista, com foco na conquista de mais espaço nas gôndolas dos supermercados de todo o país. Serão diversas ações personalizadas em todo o evento.

Entre as vantagens, estão: área temática dedicada a expositores em pontos estratégicos; ativações na sala VIP; palestras relacionadas ao tema na Arena do Conhecimento; comunicação no pré-evento via marketing digital e de conteúdo; divulgação na revista SuperVarejo (a publicação oficial da APAS Show); possibilidade de ações com celebridades/parceiros das empresas expositoras; entre outras.

Para mais informações, fale com a área Comercial da APAS Show, pelo telefone (11) 3647–5027 ou pelo e-mail: comercial@apas.com.br

Com informações: Mundo do Marketing, G1.

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