Untitled-2

O mercado de beleza masculina segue aquecido em 2017 – e com novas tendências

Veja como o aumento de barbearias especializadas e a força de influenciadores aumentam as oportunidades no segmento

O homem contemporâneo se cuida mais – e isso não é demagogia. Não se trata apenas de usar mais perfume ou aparar com maior frequência os cabelos. Mais do que necessidade, o público masculino se rendeu aos hábitos que visam duas coisas: beleza e bem-estar. E o melhor de tudo: sem qualquer preconceito. Nosso blog traz um texto especial sobre como este nicho de oportunidades continuará aquecido durante 2017.

Você deve está se perguntando: por que tantos homens estão usando barba, penteados diferentes e combinam diferentes estilos de roupas? Esta mudança comportamental, influenciada, muitas vezes, por ícones do esporte, da música e da internet, estabeleceu a busca por produtos e serviços relacionados à beleza e ao bem-estar.

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e do Instituto Qualibest, publicada em agosto de 2016, questionou homens, com idade entre 35 e 45 anos, das classes A, B e C, sobre vaidade e beleza. Segundo os dados:

  • 45% deles se declararam muito vaidosos;
  • 85% deles afirmaram que já foi o tempo em que apenas as mulheres cuidavam da beleza;
  • 84% deles disseram que, hoje em dia, ser vaidoso é bacana, mas sem exageros;
  • 85% deles responderam que “cuidar de mim faz-me sentir melhor”;
  • 59% deles acreditam que as mulheres não gostam de homens que gastam tanto tempo cuidando da aparência.

Barba, bigode e cabelo

44114557 - portrait of young unshaven man in violet checkered shirt cutting long beard and handlebar moustache with scissors in hand standing isolated on white background, vertical picture
85% dos entrevistados afirmaram que já foi o tempo em que apenas as mulheres cuidavam da beleza.

Ao oferecer um tratamento especial para o público masculino, as barbearias se renovaram, ficaram estilizadas e com mais personalidade. Junto com isso, vieram os lucros. Em entrevista para o Diário Catarinense, o sócio e gerente de Marketing da Barbearia Tradicional, em Florianópolis, Thiago Furtado, afirma que o homem se libertou de antigos preconceitos. “Ele está bem-informado. Estar bem cuidado é um símbolo de masculinidade”.

Segundo Furtado, o ticket médio da barbearia é de R$ 64,00 e os clientes são, na maioria, homens acima dos 30 anos, em início de carreira, bem-informados, ativos economicamente e que buscam ter uma boa aparência, inclusive nas atividades profissionais. E o negócio está lucrativo. Em quatro anos, o empreendimento aumentou o faturamento anual de R$ 550 mil para R$ 2,2 milhões.

Falando nisso, entre as tendências para 2017, segundo o site Pelas Barbas, o destaque fica por conta da barba do personagem dos quadrinhos (e que terá novo filme nos cinemas neste ano) Wolverine, estilo de barba que, na verdade, se chama Mutton Chops. Outros, como o Van Dyke e o Cavanhaque Biker, além do famoso estilo Lenhador, continuarão em alta. Enquanto isso, para os penteados, o Coque Samurai, o Moicano Disfarçado e o Razor Part são os favoritos.

Oportunidade para o supermercadista

É hora de oferecer o que o consumidor deseja: produtos que vão ao encontro dos anseios e das suas necessidades. O homem contemporâneo espera produtos personalizados, que ofereçam benefícios reais.

Um exemplo de produtos que são novidades no mercado são os cremes dentais voltados para a saúde dos homens. Mas, você se pergunta, qual é a diferença entre os dentes dos homens e das mulheres? Segundo a empresa responsável, o uso regular da pasta, “minimiza as manchas provocadas por bebidas alcoólicas, café e cigarro, além de prometer ação branqueadora desde o primeiro uso”.

E isso é apenas um exemplo, entre diversas outras novidades, como shampoos, hidratantes, cremes, fixadores de cabelo e por aí vai…

APAS Show 2017 terá área exclusiva para o segmento

Levando em consideração o grande potencial dos produtos voltados aos cuidados masculinos, a APAS Show 2017 oferece a oportunidade para as empresas deste segmento entrarem em contato direto com o varejista, para conquistar mais espaços nas gôndolas dos principais supermercados do País. Serão diversas ações personalizadas em todo o evento.

Entre as vantagens, estão: área temática dedicada a expositores do segmento em pontos estratégicos do evento; ativações na sala VIP do evento; palestras relacionadas ao tema na Arena do Conhecimento; comunicação no pré-evento via marketing digital e de conteúdo; divulgação do espaço na Revista SuperVarejo (a oficial do evento); possibilidade de ações com celebridades/parceiros das empresas expositoras; entre outras.

Para mais informações, fale com departamento Comercial da APAS Show, pelo telefone (11) 3647–5027 ou pelo e-mail: comercial@apas.com.br

Com informações: DC, Homem no Espelho, Pelas Barbas.

Banner-e-book

Published by Ivan Monteiro

Ivan Monteiro é Jornalista formado pela Universidade Vila Velha (ES), Analista de Mídias Sociais e empreendedor digital. Estudante assíduo da área de comunicação e negócios, está sempre por dentro das novidades do mercado.