Arroz gourmet: diversas opções deste alimento oferecem oportunidades para o supermercadista

Veja como fisgar o consumidor que busca novas experiências no ponto de venda e no preparo de receitas de culinária

Você sabe o que é um prato gourmet? Difícil não ter ouvido esse termo na mídia, em alguma roda de amigos, durante um jantar ou no cotidiano. A expansão de mercados e de restaurantes pelo País, bem como a popularização de franquiais internacionais, ampliam o contato do consumidor brasileiro com termos como gourmet, steak, entre outros, e aumentam o desejo de preparar tais receitas em casa. Hoje, nosso blog mostra como o supermercadista pode aproveitar essa oportunidade e fazer novos negócios.

Em francês, a palavra gourmet significa “uma pessoa que goza de bons conhecimentos sobre alimentos”. E tal conhecimento está ligado à experiência de apreciar a comida e a bebida, de valorizar o refinamento de ingredientes, de criar uma composição de sabores única e de entender a culinária como arte e cultura. Esse comportamento adapta-se a receitas que visam à alimentação saudável e também ao simples – e puro prazer – de cozinhar algo diferente do habitual.

Além disso, as mídias têm explorado com sucesso o tema “gourmet” e a culinária, com apelo mais prático, o que aproxima o expectador comum da mais alta gastronomia. Não à toa, programas como Master Chef, Hells Kitchen, Bake Off Brasil, e até produções populares como o Mais Você, Estrelas, e outros apresentados pelo chef internacional Buddy Valastro − sem falar em vários canais no YouTube sobre receitas gourmet −, se popularizam e mostram que o interesse das pessoas não é apenas por um formato, mas também sobre o tema de forma geral.

E o que tudo isso sinaliza? Que oferecer ingredientes mais diversificados para o consumidor pode ser uma maneira de atrair à atenção. Muitos produtos que são comuns no prato brasileiro podem render opções e versões diferenciadas – e com o apelo gourmet. O arroz, por exemplo, pela grande variedade de tipos, e por ser bem popular, pode ser o foco das  estratégias que buscam fisgar o este consumidor propenso a degustar novos pratos.

Alguns tipos de arroz disponíveis no mercado:

Arroz arbóreo: é bastante utilizado no preparo de risotos, pois fica empapado por fora, e, por dentro, mantém a firmeza do grão;

Arroz-cateto: também conhecido como arroz japonês, pode ser encontrado na versão normal ou integral. Menor e mais arredondado do que o branco-agulhinha, atende o mercado de grãos especiais, usados em pratos sofisticados;

Arroz basmati: bastante usado em pratos indianos, tais como o arroz Biryani, que leva legumes e amêndoas;

Arroz negro: a coloração dá um toque diferente a pratos especiais. É bastante utilizado na culinária oriental;

Arroz jasmim: é um arroz aromático e de cor avermelhada. Também é chamado de thai, pela origem tailandesa, sendo consumido cozido e frito;

Arroz parboilizado: bem conhecido no País, mas ainda pouco consumido, tem sido uma alternativa para o consumidor que busca alimentação saudável, em virtude do alto valor nutritivo.

Disponibilizar a variedade e investir em estratégias para ampliar a informação sobre os produtos (como colocar receitas de pratos gourmet nas prateleiras, unir ingredientes diversos de uma única receita, informar valores nutricionais de cada tipo e preparar ações de degustação), pode aguçar o interesse momentâneo do consumidor e também fideliza-lo, a fim de ampliar a gama de oportunidades.

Oportunidade de negócios na APAS Show 2017

Pensando no grande potencial do setor de Arroz, a APAS Show 2017 oferece a oportunidade para que empresas deste segmento entrem em contato direto com o varejista, com foco na conquista de mais espaço nas gôndolas dos supermercados de todo o País. Serão diversas ações personalizadas em todo o evento.

Entre as vantagens, estão: área temática dedicada a expositores deste segmento em pontos estratégicos do evento; ativações na sala VIP do evento; palestras relacionadas ao tema na Arena do Conhecimento; comunicação no pré-evento via marketing digital e de conteúdo; divulgação do espaço na revista SuperVarejo (a publicação oficial da APAS Show); possibilidade de ações com celebridades/parceiros das empresas expositoras; entre outras.

Para mais informações, fale com departamento Comercial da APAS Show, pelo telefone (11) 3647–5027 ou pelo e-mail: comercial@apas.com.br

Com informações: Blog Floripa Gourmet, Senac, UOL

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