Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco, revela os planos da empresa para empoderar o consumidor

“O importante é a escolha do cliente”, avalia o executivo sobre esse momento de empoderamento do consumidor 

O APASNEXT 2016, que ocorreu recentemente na sede da APAS, em São Paulo, reuniu centenas de profissionais e, com ampla programação de palestras e painéis, apresentou a importância da tecnologia para ampliar os lucros do varejista, reduzir custos e perdas habituais do cotidiano do comércio. Muitas das ações tinham algo em comum: empoderar o consumidor. Nosso blog traz uma entrevista especial com Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco, que aborda inovação e empoderamento.

Blog APAS: O tema da APAS Show 2017 foi apresentado: Empoderamento. Como a Consinco se enxerga nesse contexto que também integra as inovações tecnológicas?

Silvio Sousa: Percebemos essa movimentação de empoderamento do consumidor. A Consinco tem um histórico de trabalhar no background, na retaguarda – com ERP, WMS, e a infraestrutura para a loja ou rede operar. Porém, nos últimos anos, temos focado na parte mais ligada ao consumidor. É o caso do self-checkout, que lançamos em 2015, e do e-commerce e m-commerce lançados esse ano. O movimento está muito em linha com o que varejo está pedindo, ou seja, levar a loja para mais perto do consumidor e deixá-lo consumir da forma que é mais conveniente.

Blog APAS: Uma das soluções que a Consinco está lançando é o drive-thru. Como é essa inovação e quais os benefícios?

Silvio Sousa: O drive-thru é uma extensão do e-commerce e m-commerce, que resolve uma das maiores dificuldades nos sistemas de comércio eletrônico, “a última milha”, que é a entrega do produto na casa do consumidor. Existe um movimento forte na Europa, principalmente na França, que é o consumidor fazer a compra em casa e retirá-la em determinado horário em um ponto específico – que pode ser na loja. Já lançamos nosso sistema de e-commerce e m-commerce com essa opção e temos clientes que estão em processo de implantação já com o sistema de drive-thru.

Blog APAS: Como está sendo a aceitação dos clientes em relação à tecnologia drive-thru?

Silvio Sousa: Acima das nossas expectativas. Lançamos a tecnologia na APAS Show 2016 e a comercializamos desde o meio do ano. Até então, temos oito instalações confirmadas e devemos chegar a 12 até o fim do ano. Fizemos um levantamento e 40% dos nossos clientes confirmaram que querem implantar solução de e-commerce nos próximos 18 meses. Todos estão percebendo que não dá para ficar fora disso.

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“Temos que nos preparar para atender todas as exigências do consumidor”, diz Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco.

Blog APAS: Como o Senhor enxerga a questão dos meios de pagamentos no e-commerce?

Silvio Sousa: Acho que varia conforme a escolha do cliente. Tivemos uma implantação, que em um primeiro momento, o supermercado lançou apenas com a opção de pagamento com cartões, porém, logo se percebeu a necessidade de colocar o boleto, uma vez que alguns consumidores não se sentiram seguros ao informar o número do cartão. A questão é simples: temos que nos preparar para atender todas as exigências do consumidor.

Blog APAS: Como a Consinco lida com o aparecimento de novas inovações?

Silvio Sousa: Temos um trabalho muito forte de inovação, fazemos parte de uma incubadora de soluções, de uma aceleradora de startups também e temos um movimento dentro da própria empresa, com foco na geração de inovação.

Blog APAS: Como foi a participação da Consinco na APAS Show 2016 em termos de geração de negócios e importância dentro da estratégia de Marketing?

Silvio Sousa: A APAS Show é o principal evento supermercadista do varejo. A cada ano procuramos inovar, estender o trabalho no estande e crescermos. Queremos que nossas soluções cheguem aos clientes e ao mercado, e, portanto, a APAS Show é o maior palco de lançamento de nossos produtos e acredito da maioria dos fornecedores. Trata-se de um evento sacramentado no ano, ao qual encerramos um já pensando no próximo.

Blog APAS: Como o Senhor vê o atual momento da economia e quais os impactos nas estratégias da Consinco?

Silvio Sousa: Acho que a retomada será tímida. Porém, não restringimos os investimentos, mesmo no ano passado e em 2016. Mantivemos o orçamento em divulgação, pois é importante aparecer o tempo todo no mercado, ou seja, permanecer próximo dos clientes. Acredito que 2017 será crucial, principalmente para fazermos divulgação, e a retomada da economia se dará mesmo a partir de 2018. No próximo ano, o objetivo é realizar uma boa preparação e essa pré-temporada deve ser eficiente.

Blog APAS: O que o supermercadistas deve priorizar em termos de tecnologia para 2017?

Silvio Sousa: Existem pesquisas apontando que, em 2020, mais da metade da população terá um smartphone conectado com a internet. No Brasil, representaria 110 milhões de pessoas conectadas. Portanto, é um mercado que crescerá. O importante é acreditar. O mercado está aí para quem acredita, senão já saímos perdendo.

Sobre a Consinco

Fundada em 1990, a Consinco S/A é provedora de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras do Brasil. Esses segmentos exigem conhecimento para que seja assegurada a eficiência da operação e do gerenciamento, bem como o atendimento aos padrões normativos governamentais. Ter este know-how é o grande diferencial da Consinco.

Confiabilidade e sólida experiência, a Consinco desenvolveu uma linha completa de sistemas reunidos em um ERP (Enterprise Resource Planning), que utiliza os mais modernos conceitos de inteligência empresarial para integrar informações e otimizar processos internos; e, com isso, aumentar a competitividade dos seus clientes. Os sistemas da empresa, atualmente, operam em mais de 2.000 estabelecimentos com aproximadamente 40 mil usuários. Para mais informações, acesse: www.consinco.com.br

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