41121864_l

Venda de carnes requer novas estratégias no supermercado

Confira algumas dicas especiais para a seção de carnes

Seja para o tradicional churrasco no final de semana ou para o almoço diário, é fato que o brasileiro gosta de carne. Com a inflação reduzindo o consumo desse elemento indispensável no prato da maioria dos brasileiros, trata-se do momento ideal para estabelecer novas estratégias, a fim de mostrar ao consumidor que a carne é um alimento que possui um bom custo-benefício nas compras do mês. Nesse texto, você entende melhor como a categoria oferece oportunidades para atrair o comprador.

Uma pesquisa realizada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), no primeiro semestre deste ano, revelou que o consumo de carne bovina no Brasil, em relação às principais carnes comercializadas no País, é de 38,6% contra 22,5% da média mundial. No ranking, o consumo perde para carne de frango (46,8% do mercado) e vence a suína (14,5%) – números que mostram como a presença da carne bovina na mesa dos brasileiros é culturalmente muito forte no país.

Durante a APAS 2016, diversas empresas expuseram produtos à base de carne, com foco em mostrar as vantagens das marcas e também ao apresentar uma nova linha de abordagem de Marketing, afinal, estamos em um momento ao qual o consumidor busca praticidade.

O consumo de carne bovina no Brasil, em relação às principais carnes comercializadas no País, é de 38,6%.
O consumo de carne bovina no Brasil, em relação às principais carnes comercializadas no País, é de 38,6%.

Um exemplo é a Frivasa. Segundo a analista de treinamento, desenvolvimento e eventos da Frivasa, Jacqueline G. Calvo, a tendência é oferecer opções de fácil preparo. “Estamos oferecendo cortes prontos para que a dona de casa resolva sozinha a questão das porções, com opções de produtos fatiados, em tiras, cubos e até com pré-cozimento, para agilizar os preparos do alimento em casa”, afirmou.

Outra marca que participou da APAS 2016 e apresentou novidades foi a Friboi, com destaque para os produtos com opções de cortes diferenciados para diversos preparos, peças maturadas, além da mudança do visual das embalagens. Larissa Santos, gerente de Trade Marketing da Divisão de Carnes da JBS, revelou que foi necessário um reposicionamento das marcas do grupo. “Atualizamos as embalagens para que os produtos tenham mais destaque no ponto de venda e facilite a escolha do consumidor”, contou.

Dicas para potencializar vendas

Investimentos em ações e produtos preparados para fisgar os consumidores, com foco em praticidade e qualidade, é fundamental para que o ponto de venda esteja alinhado com as ideias das marcas. Confira algumas dicas:

Marketing nas redes sociais

Seja com postagens falando da importância nutritiva dos mais variados tipos de carnes ou por meio de receitas fáceis e práticas, a presença da marca nas redes sociais é uma forma de incentivar o consumo da carne por meio do seu estabelecimento. Outras ideias: dicas de cortes de carne, informações sobre conservação do produto, comentar programas de TV de culinária, entre outras;

Promoções

Com um planejamento bem pensado, levando em consideração vantagens de pagamento e peças de qualidade, as promoções são fundamentais nOS momentos de crise e inflação;

Informações no Ponto de Venda

Espalhe curiosidades, referências sobre o tema “açougue” (curiosidades sobre facas ou tipos de carne de boi que existem) e invista em uma decoração atraente, que amplie ao máximo a experiência do consumidor no ponto de venda. Um açougue ou uma seção de carnes pouco atraente pode levantar dúvidas sobre higiene do ambiente e procedência do produto;

Ideias para receitas

Que tal distribuir um livreto com receitas que usam carne? Por exemplo, hambúrgueres caseiros, que estão em voga, atualmente. Distribuir ou oferecer no ponto de vendas informações de preparo pode ser o suficiente para fidelizar o shopper;

Degustação de produtos

Que tal apresentar a qualidade dos produtos com pratos que os fregueses podem degustar na hora? A degustação pode vir com explicações de um chef que ensine a preparar o que está sendo servido, por exemplo.

Gostou das dicas? Sabe mais alguma que possa ser um atrativo para o consumidor? Escreva nos comentários e participe deste debate!

Com informações: Revista Super Varejo, Economia em Dia, Venda Otimizada.

Published by Ivan Monteiro

Ivan Monteiro é Jornalista formado pela Universidade Vila Velha (ES), Analista de Mídias Sociais e empreendedor digital. Estudante assíduo da área de comunicação e negócios, está sempre por dentro das novidades do mercado.