3 dicas comprovadas para cortar custos e aumentar lucros

No Congresso de Gestão APAS 2016, o supermercadista tem a chance de conhecer casos e saber o que pode ser feito em sua rede para otimizar sistemas e diminuir perdas, isso sem afetar a qualidade. Na palestra “Melhorando resultados: redução de custos de energia e outras oportunidades de melhoria”, Monica Antunes do Couto, Gerente Operacional da rede de Supermercados Lavapés, apresentou os problemas que desafiavam sua rede de oito lojas e as ações que fora realizadas, garantindo um aumento de 12,5% em sua margem de lucro.

1- Na seção de frios e açougue, Monica constatou nos pontos de venda deficiências como: falta de padronização de embalagens, ineficiência e desperdício. A instalação de uma máquina de fatiar e embaladora solucionou o problema da padronização e ao mesmo tempo reduziu o número de funcionários na operação.

2- Na padaria, a troca de turno dos padeiros gerava variações na qualidade dos produtos. A solução foi substituí-los por pães congelados, que além de acabar com o problema reduziu os custos na folha de pagamento em 12%, reduziu a dependência do padeiro e economizou espaço na área de vendas.

3- O CPD passou a ser centralizado para as oito lojas, garantindo um corte de custo em mão de obra (menos 33% de funcionários). A medida, aliada a um processo mais criterioso de contratação e treinamentos periódicos reduziram em 13,9% a folha de pagamento, enquanto a produtividade aumentou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.